IRECÊ

No Dia Nacional de Folclore, quadrilhas juninas são homenageadas na Câmara de Irecê

Cultura&Realidade - 23 de Agosto de 2019

file-2019-08-23174737.745475-Mocao3ddc7168-c5e7-11e9-b653-f23c917a2cda.jpg

“A dança de quadrilha, apresentada nos festejos juninos, continuam resistindo ao tempo e à tecnologia, sendo ainda importantes atrações nas festividades de São João”, destacou a vereadora autora - Foto: Olga Lara


Por iniciativa do Mandato Coletivo, liderado pela vereadora Meirinha (REDE) as quadrilhas Arrasta pé, Laço de Chita, Arrochinelas, Cordel Encantado, Sinésia Bela, Rosa dos Ventos, Chinela de Couro, Arrebenta Coração, Espalha Brasa, Arraiá Nobelino, Pé de Cana e Arraiá do Cangaço, receberam a comenda “Moção de Aplausos”, pelos relevantes serviços à cultura regional, com  a promoção das tradições culturais juninas. O ato ocorreu nesta quinta-feira, 22, na Câmara de Irecê.


“A dança de quadrilha, apresentada nos festejos juninos, continuam resistindo ao tempo e à tecnologia, sendo ainda importantes atrações nas festividades de São João”, destacou a vereadora autora da proposição que teve aprovação unânime dos demais componentes da Câmara.
Ela ressaltou que é “emocionante, em nossas visitas nas comunidades rurais e nos bairros, bem como nos arraiás principais dos festejos, vermos as equipes de dançarinas e dançarinos, com seus típicos adereços, feitos com muita criativa artística, desenvolvendo evoluções de uma dança que marca nossa história e nos remete aos nossos antepassados”, diz Meirinha.


Para ela, a “Moção de Aplausos é uma homenagem simbólica de reconhecimento, mas que poderá reforçar as articulações dos grupos homenageados junto ao poder público e às empresas, de modo a estimular parcerias que resultem em ajudas financeiras significativas, para que os grupos continuem e se fortaleçam na promoção da arte e cultura da nossa gente”, ressaltou.


Durante a solenidade de entrega das comendas, o Secretário da Cultura Sólon Barretto, falou da importância sociocultural das as apresentações de quadrilhas. “São verdadeiras aulas para quem assiste, trazendo não só os passos, mas uma história através das temáticas escolhidas”. 
Os quadrilheiros estavam muito animados para receberem suas placas, no momento de entrega se emocionaram. “É um momento muito importante para a cultura tradicional do São João em nosso território, sermos reconhecido pelo nosso trabalho é muito bom, sabemos que precisamos melhorar muito, e ano que vem, os colegas se preparem, pois vamos arrebentar.” – disse o diretor de uma das quadrilhas.


Da Redação, por Vitor Ferreira, com fotos de Olga Lara