file-2017-02-08175959.335653-Banner-CR-topo-notcia_22b9a9f62-ee39-11e6-aece-047d7b108db3.jpg

Cultura, Esporte e Lazer

Na contramão da crise econômica, prefeitura de Irecê anuncia nesta quinta o São João 2017

Rodrigo de Castro Dias - 04 de Maio de 2017 (atualizado 21/Jun/2017 10h36)

A grade de atrações do principal evento cultural da cidade está cercada de grande expectativa; evento de lançamento da festa acontece hoje (04) a noite no auditório do Fiesta Bahiana Clube Hotel

Foto: São João de Irecê vem se firmando a cada ano como um dos festejos juninos mais tradicionais do interior do estado (Reprodução)

Foto: São João de Irecê vem se firmando a cada ano como um dos festejos juninos mais tradicionais do interior do estado (Reprodução)

Redação Cultura&Realidade 

A crise econômica nacional tem assustado diversos prefeitos em todo o Brasil. Muitos municípios suspenderam suas festas tradicionais. A cidade de São Francisco do Conde anunciou semana passada que não realizará festejos juninos. Só na região de Irecê, pelo menos três municípios não realizarão seus principais festejos. Lapão não realizou seu carnaval, principal evento festivo da cidade há 64 anos. Barra do Mendes também suspendeu seu carnaval. Por fim, Presidente Dutra não comemorou seu aniversário com o seu tradicionalíssimo concurso da “Rainha da Pinha”.

Esses acontecimentos geraram muitas dúvidas sobre a possibilidade da prefeitura de Irecê seguir, ou não, esta tendência.  Em razão disso, o lançamento da programação do São João de Irecê, que ocorrerá logo mais às 19:40h, no Fiesta Bahiana Clube Hotel, está rodeado de bastante expectativa, chamando a atenção dos principais meios de comunicação locais e regionais.

Motivo de diversas manifestações nas redes sociais, com circulação de grades fictícias de artistas, a programação tem sido esperada por pessoas de diversas regiões da Bahia e de outros estados, que tem em Irecê o destino para as festas juninas.

O prefeito Elmo Vaz reuniu toda a comissão dos festejos no início desta semana e consolidou a decisão de realizar o evento. Segundo ele, os festejos deverão surpreender pela sua grandeza, especialmente por conta do momento de crise econômica nacional, que tem prejudicado a realização de eventos culturais, sobretudo de grande porte. “Irecê tem como principais bases da sua economia o comércio e prestação de serviços. Não podíamos, em hipótese alguma, deixar de realizar a principal festa da cidade. Vamos fazer um São João extraordinário, com muito forró, atrações da Jovem Guarda e sertanejo, atendendo as sugestões populares”, disse o prefeito em entrevista exclusiva ao site Cultura&Realidade.

Ainda de acordo com Elmo, as parcerias que estão sendo celebradas com empresas e os governos federal e estadual deverão resultar em uma economia de 30 a 40% de recursos públicos próprios. Outro ponto abordado foi com relação a segurança. “Teremos o maior aparato policial da história, câmeras de vigilância eletrônica em todo o circuito da festa e nos principais pontos de circulação de pessoas da cidade”, concluiu.