file-2017-02-08175959.335653-Banner-CR-topo-notcia_22b9a9f62-ee39-11e6-aece-047d7b108db3.jpg

Saúde

Mutirão de Cirurgias beneficia moradores da região de Jacobina

Alles Alves - 13 de Junho de 2017 (atualizado 21/Jun/2017 09h45)

Mutirão de cirurgias está percorrendo toda a Bahia. Região de Jacobina foi beneficiada desta vez (Divulgação/Caetité in Foco)

Foto: Duas unidades móveis do Mutirão de Cirurgias iniciaram o atendimento à população de 20 municípios da região nesta segunda-feira (12). (Divulgação/Caetité in Foco)

Redação Cultura&Realidade

Estacionadas na Rua José Rocha, em Jacobina, no centro norte da Bahia, as duas unidades móveis do Mutirão de Cirurgias iniciaram o atendimento à população de 20 municípios da região nesta segunda-feira (12). As consultas da ação, promovida pelo Governo do Estado e viabilizada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), serão feitas até a próxima quarta-feira (14). Nesta etapa, o mutirão promove cirurgias de hérnias umbilical, inguinal e epigástrica; histerectomia e colecistectomia (vesícula).

As cirurgias começam a ser feitas a partir do dia 19, no Hospital Padre Paulo Felber, em Miguel Calmon. Nesta segunda (12), Eliene Silva Santos, 37 anos, já saiu com o procedimento agendado. Em 2015, a dona de casa teve o diagnóstico para retirada da vesícula, mas sempre adiava buscar atendimento. “De uns seis meses para cá, as crises aumentaram. Se não fosse o mutirão, eu sofreria por mais tempo”, afirmou. 

Para ser atendido, o paciente já deve ter a indicação médica para a cirurgia e ter feito o cadastro na Secretaria de Saúde do município de residência. Caso não tenha feito o cadastro prévio, mas tenha exames que comprovem a necessidade de realizar uma das cirurgias oferecidas, o paciente pode se dirigir ao local das consultas pré-operatórias munido de RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e exames de sangue. As mulheres que farão histerectomia devem levar também o preventivo. O atendimento começa às 7h.

Além de Jacobina, a iniciativa contempla os moradores de Capim Grosso; Caem; Caldeirão Grande; Mairi; Miguel Calmon; Piritiba; Tapiramutá; Umburanas; Várzea Nova; Várzea da Roça; Mirangaba; Morro do Chapéu; Ourolândia; Quixabeira; São José do Jacuípe; Saúde; Serrolândia e Várzea do Poço.

Com informações da Sesab-Ba