file-2017-02-08175959.335653-Banner-CR-topo-notcia_22b9a9f62-ee39-11e6-aece-047d7b108db3.jpg

Bahia

Município de Ipupiara lança programa que estimula acompanhamento de gestantes para gravidez saudável

Cultura&Realidade - 08 de Maio de 2018

file-2018-05-08153812.157086-MAMAEf63bb966-52ee-11e8-800d-f23c917a2cda.jpg

Cerca de 70 gestantes participaram do lançamento do programa, ocorrido na Câmara de Vereadores de Ipupiara - Foto: Divulgação

Com emocionante palestra, foi realizado nesta segunda-feira, 7, o lançamento do programa “Mamãe Feliz”, de autoria da Prefeitura de Ipupiara. A iniciativa do prefeito Ascir Leite tem a finalidade de estimular as mães no cumprimento de agendas que permitam ações preventivas às dificuldades de gestação e promoção de uma gravidez tranquila e saudável.

O evento ocorreu no auditório da Câmara de Vereadores, com as presenças de mais de 70 gestantes. O prefeito Ascir, que se encontra em Salvador, assinando convênios para obras estruturantes na CONDER, órgão do governo do Estado, em Salvador, foi representado pela presidenta da Câmara, vereadora Marlene Gomes.

A vereadora saudou as gestantes e parabenizou o Prefeito pela criação do programa, através da secretaria de assistência social, sob a gestão da assistente social Graciela Monteiro e citou todo a preocupação do gestor municipal com a saúde das famílias, especialmente as mães. “Ascir concluiu a reforma do Hospital Municipal, ampliou e modernizou a sua estrutura, com centro cirúrgico que permite todas as modalidades de parto, normais e cesários, contratou excelentes profissionais, disponibiliza ginecologista, reforçou o programa de Pré-Natal, faz ultrassonografias e outros exames necessários e agora lança o programa Mamãe Feliz... só temos que agradecer e parabenizar o nosso prefeito pela sensibilidade e gestão”, disse Marlene à reportagem, reforçando sua fala na abertura do evento.

Em sua fala, a titular da assistência social ressaltou a importância do programa e destacou os critérios para ter acesso ao benefício. “As gestantes devem estar inseridas no cadastro Único para programas sociais, cumprir a agenda do Pré-Natal, devem estar sendo acompanhadas pelo PSF da sua área e pela equipe psicossocial do município”, explicou.

Convidada para fazer uma palestra sobre o tema da gestação, a psicóloga Olga Amorim falou sobre o vinculo entre as mães e os bebês. Ela iniciou  com um vídeo emocionante, que emocionou a todos e muitas, gestantes choraram. "Foi lindo". Disse uma das participantes. Olga, também visivelmente envolvida, exclamou: "este lugar esta exalando amor" e deu continuidade  frisando a importância do vínculo “mamãe/bebê”, desde a gestação, por ser fundamental para o bom desenvolvimento da criança.

O ato foi encerrado com um lanche e as gestantes em nono mês receberam os primeiros quites do programa: banheira, fralda, lenço umedecido, toalha, sabonte, saboneteira e shampoo.