Saúde

Muito utilizado nos festejos juninos, o milho protege a visão e melhora o intestino. Conheça receitas especiais

Cultura&Realidade - 20 de Maio de 2019

file-2019-05-20164236.796114-VPF_11096b781e10-7b37-11e9-9efe-f23c917a2cda.jpg

O milho, bastante comum na região, traz vários benefícios para saúde. Foto: Divulgação

O mês de junho está chegando e, com ele, a programação do São João. Para a tradicional festa, todos os anos a região de Irecê se transforma num cenário grandioso, que abriga grandes nomes da música nacional, com shows de forró, axé, sertanejo, entre outros estilos, além de concursos de quadrilha, cavalgada e missa do vaqueiro, bebidas típicas, além de muitos fogos de artifício. 

E claro que não podem faltar as comidas típicas, que deixam a temporada mais gostosa e com o verdadeiro ‘cheirinho’ de São João. O milho, bastante comum por aqui, e presente na mesa de muitos nordestinos, tanto cozido ou assado, e principalmente os seus derivados, como o mingau, pamonha, munguzá e outros pratos, traz diversos benefícios para saúde.

Por ser rico nos antioxidantes luteína e zeaxantina protegem a visão, e melhoram a saúde intestinal, também ajuda a emagrecer, devido ao seu alto teor de fibras que regulam o funcionamento do intestino e aumentam a sensação de saciedade.

O milho pode ser consumido cozido ou incluído em diversas receitas, como saladas, bolos, biscoitos, tortas, canjica e pamonha, além de poder ser incluído em preparações como arroz, molhos e carnes.

Dentre os seus principais benefícios para a saúde, estão:

  1. Prevenir doenças nos olhos, pois protege a mácula ocular devido à presença dos antioxidantes luteína e zeaxantina;
  2. Fortalecer o sistema imunológico, por ser rico em carotenoides;
  3. Ajudar a emagrecer, por dar mais saciedade devido à presença de fibras;
  4. Reduzir os níveis de colesterol, devido à presença de fibras;
  5. Ajudar a controlar o açúcar no sangue, por conter fibras e vitaminas do complexo B;
  6. Dar energia, por ser rico em carboidrato;
  7. Melhorar o trânsito intestinal, pois suas fibras favorecem a formação das fezes e servem de alimento para a flora intestinal.

O milho da pipoca é o mais rico em fibras, sendo um grande aliado para o bom funcionamento intestinal. Além disso, ele é o que mais contém minerais como fósforo, magnésio e zinco, enquanto o milho verde contém mais vitaminas, especialmente ácido fólico, niacina e vitamina B6. Saiba como consumir pipoca do jeito certo para não engordar.

Informação nutricional do milho

A tabela a seguir traz a informação nutricional para 100 g de milho verde cozido.

Também é importante lembrar que o milho é um cereal que não contém glúten, e por isso pode ser consumido em casos de Doença Celíaca ou intolerância ao glúten.

Receita de Canjica Fit

Ingredientes:

  • 1 xícara de canjica de milho
  • 1/2 xícara de leite de coco
  • 1/2 xícara de água
  • 2 cravos
  • 2 canelas em pau
  • 2 colheres de sopa de adoçante culinário
  • 1 colher de sopa de amido de milho

Modo de preparo:

Colocar a canjica em um recipiente e cobrir com água, deixando de molho por 12 horas. Descartar a água e cozinhar a canjica em uma panela de pressão por cerca de 25 minutos. Em uma panela, juntar o leite de coco, a água, o cravo, a canela, o adoçante e o amido de milho, e mexer bem até ferver. Quando começar a engrossar, juntar a canjica cozida e continuar mexendo até o creme ficar uniforme e ganhar consistência. Servir quente ou gelado.

Receita de Bolo de Milho Fit

Ingredientes:

  • 3 ovos inteiros
  • 1 lata de milho verde escorrida
  • 100 ml de leite desnatado
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 3 colheres de sopa de adoçante culinário em pó ou açúcar de coco
  • 6 colheres de sopa de aveia em flocos
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo:

Bater as claras em neve e reservar. No liquidificador, bater as gemas, a manteiga, o leite e o milho em lata. Numa outra taça colocar a massa líquida, o açúcar, aveia em flocos e misturar bem. Depois de bem misturado adicionar o fermento em pó e por último as claras, de forma delicada. Colocar em uma forma untada para pudim, levando ao forno médio pré-aquecido por cerca de 30 minutos ou até dourar.

Da redação, com informações do site Tua Saúde