file-2017-02-08175959.335653-Banner-CR-topo-notcia_22b9a9f62-ee39-11e6-aece-047d7b108db3.jpg

Geral

Movimento social em Uibaí vai capacitar Guarda Mirim Ambiental

Cultura&Realidade - 04 de Outubro de 2017

file-2017-10-04201049.036064-VIOLAO4276e91c-a959-11e7-97a4-f23c917a2cda.jpg

Oficina de violão prepara novos talentos para a música e inclusão social - Foto: Arquivo UMBU.

Preparar as crianças para uma nova consciência e participação cidadã, é o principal objetivo do curso de formação da Guarda Mirim Ambiental, que está sendo iniciado em Uibaí, por iniciativa da Umbu – União Municipal Beneficiente de Uibaí.

A ação vai contemplar 30 crianças de 12 anos, tendo como principal critério participação, o bom desempenho escolar dos candidatos na rede municipal de ensino no ano letivo de 2016

De acordo com o articulador socioambiental Edimário Machado, dirigente da Umbu, “quando a sociedade investe na criança de hoje, minimizará problemas com o adulto de amanhã. Nesse sentido, a Guarda Mirim Ambiental é uma iniciativa que consideramos eficaz, por ser um esforço na construção do cidadão do futuro”, salienta.

De acordo com ambientalista, a grade curricular divulgada pela entidade compreende módulos de educação ambiental, educação para o trânsito, ética e civismo, noções de primeiros socorros, educação anti-drogas, educação religiosa, educação sexual (visando prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e gravidez precoce) e outros.

“As meninas e meninos receberão uniformes no modelo escoteiro mirim, botas, boina, cantil e barracas para acampamento em aulas de campo. O conteúdo curricular será ministrado pelo Cap. PM Josemar Guimarães, que participará do projeto como voluntário, fruto de parceria com o Cicom – Centro Integrado de Comunicações. Já as Aulas de campo, serão ministradas pela bióloga Rita Ferreira Rocha Mendes, pós-graduada em educação ambiental”, informou Edimário.

SOFTWER LIVRE – Paralelamente ao curso da Guarda-Mirim Ambiental, estará ocorrendo também formação em informática, focada no softwer livre (Linux). Segundo Edimário, “a oficina de informática capacitará os alunos para operação Linux, uma alternativa cidadã para fuga do famoso pacote Office, de custo elevado para os usuários, que, por falta de alternativa, se submetem ao domínio da Microsoft”.

OUTROS CURSOS – A organização social Umbu também abriu inscrições para diversas outras formações. Trata-se do segundo ano de atividades formativas a partir de parceria com o Estado da Bahia, através do Edital Público nº 01/2014, da Secretaria Estadual de Cultura, que permitiu o convênio com o Ministério da Cultura, para implantação de um Ponto de Cultura no Grêmio Cultural Voz do Povo, de Uibaí, um dos mais ativos centros culturais do território de Irecê. Como o Grêmio já executa extensa agenda cultural desde 2004, o Ponto de Cultura de Uibaí vem se destacando, realizando com grande sucesso todas as atividades previstas no projeto, tendo sua prestação de contas do primeiro ano aprovada sem ressalvas. Isso permitiu a renovação do convênio, garantindo o início do segunda ciclo, que se encontra em fase inicial, com a abertura de matrículas para as oficinas de teatro, artesanato, futebol, futsal, informática, dança afro, dança de reisado, música, círculos de leitura e guarda mirim ambiental.

As atividades serão realizadas nas instalações do Grêmio Cultural Voz do Povo e da Ação Cidadã Pelas Crianças de Uibaí – ACCU.

Algumas imagens do primeiro ciclo do projeto:

A redação, com informações e fotos da Umbu