Irecê e Região

Morro do Chapéu é destaque em programa da Globo, sobre produção de alimentos finos

Cultura&Realidade - 14 de Janeiro de 2019

file-2019-01-14111838.054916-morro_do_chapeu490719aa-1807-11e9-80ca-f23c917a2cda.jpg

Repórter José Raimundo - Globo Rural Foto: Reprodução Globo Play

A Chapada Diamantina foi mais uma vez tema de uma reportagem da Rede Globo, desta vez no último programa ‘Globo Rural’ de 2018. O repórter José Raimundo foi até Morro do Chapéu para mostrar as produções de alimentos gourmet em terras baianas. A localidade, de terra fértil, altitude acima de mil metros e temperaturas que podem chegar abaixo dos 15ºC em alguns períodos, vai além do turismo. Estão sendo produzidos em Morro do Chapéu vinhos, queijos, embutidos e defumados que movimentam a economia rural.

Entre os produtores está Silvano Leal, que tem uma fazenda de cordeiro para engorda. Ele prepara as rações, faz melhoramento no rebanho, cuida de cada detalhe para obter a melhor matéria-prima para Maciel Aguiar, dono de fábrica de defumados e embutidos em Morro do Chapéu. Ele compra com Silvano justamente por conhecer a procedência dos animais e conseguir manter a qualidade dos seus produtos. No mix de sua fábrica há mais de 30 produtos diferentes, entre cortes especiais, linguiças e defumados.

“Vendi tudo o que tinha para montar essa indústria”, contou ao repórter. Há a história também do médico cardiologista Ronei Martins, que produz queijos finos em sua fazenda, herança do avô, que fica no município. Ele mantém boa parte da propriedade protegida, em mata-virgem, e em outra cria gado leiteiro para sua produção de queijos que recebem bactérias importadas da Europa para recriar na Chapada Diamantina produtos de extrema qualidade.

Da redação, com informações do site Chapada News