Irecê e Região

Mirorós entra em operação emergencialmente

Cultura&Realidade - 14 de Dezembro de 2018 (atualizado 14/Dez/2018 08h14)

file-2018-12-14081342.767262-embasa_50eaba5c-ff91-11e8-9991-f23c917a2cda.jpg

O funcionamento da Adutora do São Francisco foi interrompido na madrugada da última quarta-feira (12). 

Devido à interrupção do funcionamento do Sistema Adutor do São Francisco, há dois dias, a Embasa está captando água na Barragem de Mirorós, emergencialmente. A Adutora do Feijão já entrou em operação no final da tarde de hoje (13). O uso emergencial da água da barragem está dentro da margem da outorga mensal prevista, e deve acontecer apenas durante o fim de semana, quando o fornecimento de água deverá ser restabelecido.

Adutora do São Francisco – O funcionamento da Adutora do São Francisco foi interrompido na madrugada da última quarta-feira (12), após vazamento em um trecho da tubulação. O ponto de quebramento está situado em uma área de baixada, dentro de um túnel que atravessa a BA-052, onde a adutora está instalada. As últimas chuvas que caíram na região alagaram a área, e o volume da água acumulada aumentou com o vazamento na adutora.

 


Os trabalhos foram suspensos na noite de hoje, devido à dificuldade de acesso ao trecho danificado. Amanhã, sexta-feira, as equipes retornarão ao local, para concluir o conserto da tubulação.

Com a operação da Adutora do Feijão em conjunto com a Adutora do São Francisco, será possível reforçar o fornecimento de água nas 16 cidades atendidas pelo Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Irecê.
 
Cidades Afetadas: América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Cafarnaum, Canarana, Central, Ibipeba, Ibititá, Irecê, Itaguaçu, João Dourado, Jussara, Lapão, Presidente Dutra, São Gabriel e Uibaí, além dos respectivos povoados.
 
Assessoria de Comunicação da Embasa
Irecê - 3641-8400