Educação

MEC divulga edital para o processo seletivo do ProUni 2020, confira o cronograma

Cultura&Realidade - 24 de Dezembro de 2019

file-2019-12-24152646.305759-Sem_titulo-1f1381264-267a-11ea-a930-f23c917a2cda.jpg

O programa oferta bolsas de estudo integrais (100%) ou de 50% a estudantes de cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. -  Foto: Ilustração

 

O Ministério da Educação - MEC publicou hoje, 24, o edital para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos – Prouni. As inscrições referente ao primeiro semestre de 2020 serão efetuadas em uma única etapa, exclusivamente pela internet, por meio da página do Prouni no período de 28 de janeiro de 2020 até as 23h59min de 31 de janeiro de 2020, pelo horário oficial de Brasília.

O programa oferta bolsas de estudo integrais (100%) ou de 50% a estudantes de cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. De acordo com o MEC (Ministério da Educação), o programa tem dois critérios de avaliação: desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e renda.

 O CANDIDATO

Somente poderá se inscrever, o candidato brasileiro não portador de diploma de curso superior que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem referente à edição de 2019, e que atenda pelo menos a uma das condições a seguir: I - tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública; II - tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; III - tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; IV - seja pessoa com deficiência; V - seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública.

Para efetuar sua inscrição o candidato deverá, obrigatoriamente, informar seu número de inscrição do Enem 2019 e a senha cadastrada no referido Exame; endereço de e-mail e número de telefone válidos, aos quais o Ministério da Educação poderá, a seu critério, enviar comunicados periódicos referentes aos prazos e resultados do processo seletivo e demais informações julgadas pertinentes; dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar; em ordem de preferência, até 2 (duas) opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência.

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS 

Os resultados com a lista dos candidatos pré-selecionados, estarão disponíveis na página do Prouni na internet, nas seguintes datas: Primeira chamada: 4 de fevereiro de 2020. Segunda chamada: 18 de fevereiro de 2020.

CRONOGRAMA 2020

•    Inscrições: 28 de janeiro a 31 de janeiro
•    Resultado da 1ª chamada: 4 de fevereiro
•    Comprovação das informações e eventual processo seletivo próprio das instituições (primeira chamada): 4 a 11 de fevereiro
•    Registro no SISPROUNI e emissão dos termos pelas instituições (primeira chamada): 4 a 14 de fevereiro
•    Divulgação dos resultados da segunda chamada: 18 de fevereiro
•    Comprovação das informações e eventual processo seletivo próprio das instituições (segunda chamada): 18 a 28 de fevereiro
•    Registro no SISPROUNI e emissão dos termos pelas instituições (segunda chamada): 18 de fevereiro a 3 de março.


Leia o edital na íntegra 

Da Redação.