Irecê e Região

Matrículas para a Educação de Jovens e Adultos estão abertas em Irecê

Cultura&Realidade - 08 de Agosto de 2019 (atualizado 08/Ago/2019 10h47)

file-2019-08-08095017.670311-ok12d96f92-b9db-11e9-9625-f23c917a2cda.jpg

Matrículas abertas para a EJA em Irecê - Foto: ilustração

Em Irecê, estão abertas até o dia 31 de agosto as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Colégio Odete e nas Escolas Joel Americano Lopes (São José) e José Francisco Nunes (Itapicuru).

A ação visa dar oportunidade para jovens e adultos que não tiveram acesso à escolaridade em idade ideal de continuarem e concluírem os estudos. Os interessados devem levar a documentação (histórico escolar, R.G., comprovante de residência e 03 fotos 3x4) para uma das escolas.

                              

EJA

A Educação de Jovens e Adultos - EJA é uma modalidade de ensino criada pelo Governo Federal que perpassa todos os níveis da Educação Básica do país, destinada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada. Permite que o aluno retome os estudos e os conclua em menos tempo e, dessa forma, possibilitando sua qualificação para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho.

A EJA tem como objetivo principal democratizar o ensino da rede pública no Brasil. Anteriormente, a EJA era conhecida como supletivo. Hoje, é o programa é dividido em etapas, com abrangência do ensino fundamental ao médio. Confira:

EJA Ensino Fundamental: destinada a jovens a partir de 15 anos que não completaram a etapa entre o 1º e o 9° ano. Nessa etapa, os alunos imergem em novas formas de aprender e pensar. Tem duração média de 2 anos para a conclusão.

EJA Ensino Médio: destinada a alunos maiores de 18 anos que não completaram o Ensino Médio, que completa a Educação Básica no Brasil. Ao concluir essa etapa, o aluno está preparado para realizar provas de vestibular e Enem, para ingressar em universidades. O tempo médio de conclusão é de 18 meses

Quais são as matérias lecionadas na EJA?

As disciplinas da Educação Jovens e Adultos estão de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, que define aprendizagens necessárias para o desenvolvimento do aluno na Educação Básica do país, sendo elas:

 

Ensino Fundamental

Língua Portuguesa

Ciências

Matemática

Inglês

Artes

Educação Física

História

Geografia

 

Ensino Médio

História

Sociologia

Filosofia

Língua Portuguesa

Inglês

Artes

Educação Física

Ciências

Matemática

Química

Física

Certificado EJA

A certificação da EJA era chamada, até alguns anos atrás, de Exame Supletivo. A prova avalia as competências dos estudantes para a obtenção do certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Quem estudou por contra própria ou por outros programas, que não tenham ligação com a EJA, também pode inscrever-se nesses exames para conquistar o certificado.

A prova EJA Ensino Fundamental é realizada pelas secretarias municipais ou estaduais de educação. O aluno deve informar-se em seu município sobre as datas e documentos necessários para a inscrição, assim como sobre o dia e o local da prova. A inscrição é gratuita e o aluno precisa ter pelo menos 15 anos para realizar o exame e pleitear o certificado da EJA. Assim como para o Ensino Fundamental, a prova EJA Ensino Médio também pode ser realizada pelas secretarias municipais ou estaduais de educação.

Da redação, com conteúdo do Educa mais Brasil/E+B Educação