file-2017-02-08175959.335653-Banner-CR-topo-notcia_22b9a9f62-ee39-11e6-aece-047d7b108db3.jpg

Irecê e Região

Julho inicia com as menores temperaturas do ano em Irecê e região

05 de Julho de 2017

Foto: Irecê e região têm as temperaturas mais baixas deste ano

Foto: Irecê e região terá frio constante até agosto, segundo a agência Climatempo (Gilberto Neiva)

Redação Cultura&Realidade - Por Alles Alves

Os festejos de São João e São Pedro já chegaram ao fim, mas faz pouco tempo que o solstício de inverno se iniciou no hemisfério sul. Julho começou com as temperaturas mais frias do ano na região de Irecê e com fortes ventos que chegaram a 33 km/h.

Em Irecê, mesmo com a temperatura chegando a 29º C durante o dia, as pessoas não estão dispensando guardar um casaquinho dentro da bolsa. Outras investem até num cachecol para enfrentar a ventania e poeira características da época. À noite, o clima esfria ainda mais, chegando aos 15º C durante a madrugada.

O frio não é novidade nesta época do ano no platô ireceense, mas ainda há quem se espante que a temperatura possa cair tão drasticamente assim, de uma hora para a outra. Elineuza Loiola esperava que fosse fazer mais frio ainda durante os festejos de São João, mas é apenas agora que ela está tirando o casaco do guarda-roupa. "Agora vamos usar todas essas roupinhas de frio que guardamos para o São João, o frio tá demais, não tem quem aguente", contou Elineuza.

Vindo de São Paulo, onde o frio bate a casa dos 7º C ou menos no inverno, para visitar a família que mora em irecê, Maria das Graças acha que "o frio não é igual é ao de São Paulo, mas com essa ventania se torna quase equivalente". Ela aponta que "como sempre é bom para dormir, mas acho que antes fazia muito mais frio do que agora".

Comparando a temperatura do inverno do ano passado com a deste ano, o frio praticamente se manteve igual, com média de 15º C durante a noite e 17º C pela manhã. Frio que para Lais Ferreira é uma insensibilidade, ainda mais para as crianças que precisam levantar cedo para tomar banho e ir para creches ou escolas. "Meu filho tem 2 anos e eu preciso levar ele muito cedo para a creche, dá até pena de dar banho de manhã nesse frio miserável" diz ela em tom de humor. Lais disse também que não tem dúvidas de "que tem muita gente indo dormir sem banho esses dias por aí".

O frio se manterá constante até o fim de semana, com máxima de 30º C e mínima de 17º C. Durante o dia haverá sol com poucas nuvens e também não há previsão de chuva. A previsão é que a temperatura se mantenha com mínima de 17º C até o mês de agosto.

Na região de Irecê, os termômetros também caíram muito neste mês. Lapão e Presidente Dutra, cidades vizinhas a Irecê, chegam a bater 15º C durante a noite desde o início do mês. João Dourado apresentou temperatura de 14º durante a madrugada. Mas nenhuma delas chegou ao patamar de Gentio do Ouro, cidade mais fria da região, cuja previsão ainda para hoje é de 13º C, segundo informações da agência Climatempo.