file-2017-02-08175959.335653-Banner-CR-topo-notcia_22b9a9f62-ee39-11e6-aece-047d7b108db3.jpg

Geral

Começaram os Jogos Escolares 2017. Competição vai até domingo, 29

Cultura&Realidade - 20 de Outubro de 2017 (atualizado 20/Out/2017 14h19)

file-2017-10-20135401.553508-cerimonia45f6d754-b5b7-11e7-97a4-f23c917a2cda.jpg

Cerimônia de abertura dos Jogos Escolares de Irecê, ocorrida hoje – Foto: Luan Dias.

Começou hoje mais uma edição dos tradicionais Jogos Escolares da Região de Irecê-Jeri. É 30ª edição do evento que mexe com sentimentos de quem realizou ou competiu nas edições iniciais. Este ano o evento é realizado pela prefeitura de Irecê, através da secretaria de esporte cultura e lazer, com a assessoria organizativa da Liga Ireceense de Esportes de Quadra – LEQ.

Doze escolas de Irecê e região participam das competições, envolvendo as seguintes modalidades: Futsal masculino e feminino, Handebol masculino e feminino , Voleibol masculino e feminino, Basquetebol masculino e feminino, Tênis de mesa masculino e feminino (01 atleta de cada gênero), Xadrez masculino e feminino (04 atletas de cada gênero).

Segundo o regulamento dos jogos, a iniciativa tem como objetivos fundamentais, “oportunizar a participação e integração de educandos de toda a região de Irecê, em uma vivência fomentadora de valores como respeito, cooperação e inclusão, bem como a socialização da diversidade da cultura corporal – advinda das cidades que compõem a nossa região – contribuindo para a formação desses educandos e melhoria da qualidade do esporte-educação.”

DESFILE DE ABERTURA – Os jogos, como tradicionalmente, começam com desfile pelas principais ruas da cidade, com participação dos estudantes/atletas, técnicos das equipes, dirigentes escolares e autoridades. Momento marcante na vida dos atletas, ansiosos para estarem em quadra.

Depois do desfile, ocorreu a concentração na quadra e arquibancadas, para o ato de abertura oficial. A Câmara de Vereadores esteve representada pelos vereadores Fabiano Bia e Meirinha. O prefeito Elmo Vaz, que se encontra em Brasília pleiteando emendas parlamentares para obras de infraestrutura na cidade, foi representado pelo vice-prefeito e secretário de assistência social, Erício Batista, que falou em nome do governo. Também participaram da abertura, o secretário de esportes Valderi Cavalho e representantes dos professores Jorge Rodrigues dos Santos e Ednilson Marques Dourado (Ito), ambos in memoriann, homenageados este ano.

O jogo inicial ocorreu entre as equipes Edimaster x Morro do Chapéu, Futsal Masculino pela chave B.

Os jogos de hoje devem ocorrer até às 20h e continuarão amanhã (21) e domingo )22). Na semana que vem as competições recomeçam na sexta-feira (27) e seguem até domingo, (29), quando ocorrerão as finalíssimas e se saberá que serão os campeões e as campeãs, por modalidade e geral. Está programada também, como parte da cerimônia de encerramento, a exibição de um documentário, contando a história dos jogos, com entrevistas de ex-atletas e organizadores desta histórica competição.

Veja abaixo, tabela completa dos jogos, neste final de semana: