file-2017-02-08175959.335653-Banner-CR-topo-notcia_22b9a9f62-ee39-11e6-aece-047d7b108db3.jpg

Politica

Jacó e prefeitos da região de Irecê cobram melhorias em estradas

Rodrigo de Castro Dias - 14 de Fevereiro de 2017 (atualizado 29/Jun/2017 14h46)

BA-144, que liga a região de Irecê a Jacobina, esteve na pauta de cobranças da comitiva liderada por Jacó na Seinfra (Divulgação)

Foto: BA-144, que liga a região de Irecê a Jacobina, esteve na pauta de cobranças da comitiva liderada por Jacó na Seinfra (Divulgação)

Redação Cultura&Realidade* 

O suplente de deputado estadual Mário Jacó (PT), acompanhado dos prefeitos Uílson Monteiro de Central, Demóstenes e Jovino, respectivamente prefeito e ex-prefeito de Ibipeba, esteve na tarde desta segunda-feira (13) em reunião com o secretário estadual de infraestrutura, Marcus Cavalcanti, para pautar a má situação de algumas estradas no território de Irecê.

Segundo Jacó, a diligência busca ações urgentes para recuperar trechos que são fundamentais para o fluxo de milhares de pessoas na região. “Existem estradas em nosso território que estão em situação de total degradação, causando danos e graves acidentes aos que trafegam nestes trechos. Nossos pedidos aqui, hoje, são muitos”, afirmou.

Entre as demandas apontadas está a recuperação da estrada que liga Barra do Mendes à Irecê, que foi garantida para que dentro de 2 meses se inicie a operação tapa buraco. Após a operação, deverá ser iniciada a parceira com o Consórcio de Irecê, presidido pelo prefeito Elmo Vaz​, para manutenção do trecho. 

Outro trecho cobrado pela diligência para recuperação foi o da estrada que liga Jussara a Central e Uibaí. A Seinfra se comprometeu com a requalificação, sinalizando que poderá ser realizada via Consórcio, com ajuda do estado na ação.

A ligação entre Barro Alto e Barra do Mendes também esteve na pauta. “A população me pediu para intervir pela recuperação da estrada que liga o município de Barro Alto à Canarana, anteriormente abandonada. Este trecho já está em licitação e deve ter inicio de recuperação no segundo semestre de 2017. Esta é uma reclamação muito antiga desse povo”, afirma Jacó. “Ainda tem a estrada que liga o Previnido à estrada do Feijão, que deve ser licitada em Março e que deve iniciar a execução em junho ou julho”.

A BA-144, estrada que liga Morro do Chapéu a Jacobina e cuja degradação é alvo de grandes reclamações da população de Várzea Nova (leia mais sobre aqui), também foi pauta na reunião. Segundo a assessoria de Jacó, a secretaria de infraestrutura garante a recuperação total dessa estrada no segundo semestre, além de iniciar desde já operação tapa-buracos** e "patrolagem" nos trechos necessários.

**A reportagem do Cultura&Realidade consultou moradores que confirmaram que a operação tapa-buracos foi de fato iniciada no trecho da BA-144 entre Morro do Chapéu e Várzea Nova.

*Com informações da assessoria de comunicação de Mário Jacó