file-2017-02-08175959.335653-Banner-CR-topo-notcia_22b9a9f62-ee39-11e6-aece-047d7b108db3.jpg

Irecê e Região

Irecê celebra Dia Municipal da Leitura com atividades na Praça da Prefeitura

27 de Julho de 2017

Foto: Dia municipal da leitura

Foto: A ideia é estimular a troca e doações de livros, e principalmente incentivar a leitura na cidade. (Divulgação)

Redação Cultura&Realidade

Você sabia que dia 29 de julho é o Dia Municipal da Leitura? Para comemorar a data, a Escola Parque Ineny Nunes Dourado (gerida pela Prefeitura de Irecê, através da Secretaria de Educação) pomove uma série de atividades, dentro e além de seus muros. Na sexta-feira (28), na Praça da Prefeitura, a partir das 9h30, acontece o lançamento do projeto Geloteca, uma biblioteca feita dentro de uma geladeira antiga e que vai disponibilizar livros para a população em diversos locais da cidade. Também haverá recital de poesias, varal poético com poesias escritas pelas crianças e autores brasileiros, além de troca de livros, doações, sarau literário, apresentações musicais e de teatro.

Segundo Graciete Dourado, coordenadora de atividades complementares da Escola Parque, nesse primeiro momento, serão implantadas três gelotecas, que estarão nas Praças da Prefeitura, Chico Mendes e do Odete. “Esse movimento já existe em várias cidades, e o nosso maior objetivo é despertar o interesse e incentivar a leitura entre todas as pessoas da comunidade gratuitamente”, destaca.

As gelotecas funcionarão com doações de livros infantis, adultos e também revistas. As doções podem ser feitas nas Praças ou na Escola Parque Municipal Ineny Nunes Dourado. “No sistema de biblioteca livre qualquer pessoa pode pegar um livro, sem prazo determinado para a entrega, podendo até repassar a outra pessoa. A ideia é estimular a troca e doações de livros, e principalmente incentivar a leitura na nossa cidade, aliado à sustentabilidade”, explica Graciete.

*Com informações da ASCOM - PMI