IRECÊ

Irecê deverá reabrir comércio e serviços gradativamente, começando pelos transportes de cargas e produção agrícola

Cultura&Realidade - 26 de Março de 2020 (atualizado 26/Mar/2020 17h04)

file-2020-03-26155013.884390-elmoa09e6900-6f92-11ea-a930-f23c917a2cda.jpg

Elmo Vaz, prefeito de Irecê: o dilema de importantes decisões em momentos de crise - Foto: Ilustração

Durante entrevista no programa “Jornal da Caraíbas”, por telefone, nesta quinta-feira, 26, o prefeito Elmo Vaz relatou reunião que teve com o governador Rui Costa e os prefeitos do Território de Irecê, pela manhã, por aproximadamente 90 minutos, quando avaliaram os diversos cenários e alinharam procedimentos.

O prefeito ponderou a questão da consciência coletiva, agradeceu toda a população por ter abraçado as orientações preventivas, parabenizou aos meios de comunicação da cidade, aos profissionais de saúde e aos prefeitos da região, pela condução proativa na adoção de medidas restritivas, conforme orientação das autoridades de saúde do estado e do ministério da saúde.

Disse que tem ouvido especialistas sobre os vários pontos que envolvem a gestão do Estado de Calamidade Pública por conta do coronavírus e seus impactos. Ratificou da necessidade da população se manter vigilante, adotando todas as orientações de prevenção.

Elmo salientou que tem de saber a hora de apertar e a hora de flexibilizar, mas redobrando os cuidados. Para ele, há a necessidade de se fazer gestão equilibrada entre a calamidade de saúde e os problemas de ordem social, em razão dos aspectos econômicos.  Este ponderamento o levou a decidir pela reabertura gradativa do comércio e serviços.

O prefeito adiantou que vai publicar o decreto ainda hoje, autorizando o retorno das atividades voltadas para o setor produtivo, transporte de cargas e produtos agrícolas, a partir desta sexta-feira, 26. 

Dentre os empreendimentos anunciados previamente, constam oficinas, borracharias, lojas de pneus, auto peças, retíficas de motores, pequenas industrias, vendas de máquinas de qualquer natureza, metalúrgicas, atividades bancárias e outras de interesse social, com a adoção de ações preventivas de higienização, obedecendo as distâncias orientadas e coibindo qualquer forma de aglomerações.

 Da Redação