file-2017-02-08175959.335653-Banner-CR-topo-notcia_22b9a9f62-ee39-11e6-aece-047d7b108db3.jpg

Irecê e Região

Irecê avança da política de coleta seletiva, com entrega de unidade de triagem à cooperativa de catadores

João Gonçalves - 09 de Novembro de 2018

file-2018-11-09162447.947727-recicla_irece1f130888-e455-11e8-8738-f23c917a2cda.jpg

Secretário Francisco Borges, o Vice-Prefeito Erício e a Promotora Edna Márcia, ladeados por cooperados da Corecicla - Foto: Ascom/PMI

Viabilizando o início dos trabalhos para a implantação da Coleta Seletiva em Irecê, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, entregou à Cooperativa de Catadores Recicla Irecê, nesta quinta-feira (08), fardamentos, equipamentos e a Unidade de Triagem de Resíduos Sólidos, que funcionará de forma provisória no espaço do antigo Setor de Transportes. Além dos cooperados e do secretário da pasta, Francisco Borges, também participaram do ato o vice-prefeito Erício Batista e a promotora de Justiça de Irecê, Dra. Edna Márcia.

Presidente da Recicla Irecê, Joyce Alves Bonfim conta que a ação representa um grande avanço. “A gente trabalhava dentro do lixão, e quando ele foi desativado ano passado, a Prefeitura passou a dar um auxílio mensal pra cada um, e agora está viabilizando o nosso trabalho. Ganhamos farda, crachá, bota, tudo direitinho, e tem esses equipamentos todos, a gente só tem a agradecer”, comemora.

A Dra. Edna Márcia se colocou a disposição para integrar os trabalhos, destacando a importância da parceria de toda a população na ação. “Cada um pode fazer a sua parte, separando o lixo seco do molhado; é uma questão de hábito, de educação. Na promotoria, estaremos a disposição pro que for necessário para que dê certo esta importante ação.

Segundo o secretário da pasta, Francisco Borges, além do fardamento, foram entregues aos cooperados prensa enfardadeira, elevador de carga, balança, carros plataforma e carrinhos de coleta. “Além disso, atividades educativas serão realizadas para que a população se sensibilize e coopere com o Meio Ambiente, separando e dando a destinação adequada aos resíduos. Para isso, agentes ambientais e de saúde estarão batendo em todas as portas de residências e comércios de Irecê, dando a orientação necessária”, explicou.

Na ocasião também foram entregues aos cooperados os certificados da Capacitação em Educação para a Saúde Ambiental na Gestão correta dos Resíduos Sólidos, realizada pela Prefeitura em parceria com a Funasa, também como ação preparatória para a Coleta Seletiva.

Texto: Ascom/PMI