file-2017-02-08175959.335653-Banner-CR-topo-notcia_22b9a9f62-ee39-11e6-aece-047d7b108db3.jpg

Geral

Hemoba de Irecê faz campanha para estimular doação de sangue

Rodrigo de Castro Dias - 25 de Abril de 2017 (atualizado 21/Jun/2017 13h09)

Hemoba de Irecê faz campanha para estimular doação de sangue.

Foto: Hemoba de Irecê faz campanha para estimular doação de sangue (Divulgação/Hemoba)

Redação Cultura&Realidade

Muitas pessoas já se depararam com uma situação difícil na busca de salvar a vida de alguém, sendo necessária, em muitos casos, a transfusão de sangue. É neste momento que muitos percebem a importância de um banco de sangue. Em Irecê, a unidade local da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), que atende as emergências em situações como esta, se encontra com estoque de sangue bastante reduzido.

Segundo a coordenadora do Hemoba de Irecê, Jussara Diniz, o estoque de segurança das bolsas de sangue seria de 450 bolsas no mês, porém o estoque tem ficado com cerca de 200 bolsas. “O nosso estoque depende muito da demanda. Nesse ano de 2017, o requerimento de sangue tem sido muito maior e a gente precisa a cada dia acompanhar essa demanda”, destaca Jussara.

“Eu diria que o estoque de sangue do Hemoba em Irecê, atualmente, se encontra em nível crítico”, disse a diretora do Hospital Municipal, Luciane Brito, que visitou hoje as instalações da fundação, que funciona em um anexo do Hospital Regional de Irecê.

A visita da diretora teve como finalidade conhecer o estoque existente no banco de sangue do Hemoba e se colocar à disposição para uma campanha de doação. “Diante da pouca quantidade de sangue disponível, propomos colaborar com uma campanha via prefeitura, visando ampliar o estoque, pois sabemos que isso pode ser vital para salvar vidas”, disse a diretora, que coordena a unidade de saúde municipal responsável pela realização de diversas cirurgias.

Foto: equipe do Hemoba está a postos para coletar doações de sangue

“É um sufoco enorme quando nos deparamos com a necessidade de transfusão durante uma cirurgia, e não há sangue suficiente. Sabendo da importância de reforçar o estoque de sangue do Hemoba , pedimos a população de Irecê para aderir à causa”, clama Luciane Brito.

Demanda - A unidade do Hemoba em Irecê atende primordialmente os 21 municípios que integram a microrregião, abastencendo hospitais de referência ,como o Hospital Regional, hospitais municipais e também hospitais privados. No entanto, a área de cobertura se torna maior quando observa-se o grande número de atendimentos de pessoas de outras regiões do estado realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Irecê. Além disso, o banco de sangue local atende eventuais necessidades de outras unidades do Hemoba no estado, em caso de falta de determinado tipo sanguíneo em outras regiões do estado. 

"Nós procuramos abastecer o banco para atender a demanda da região mas também pensamos no abastecimento da rede do Hemoba como um todo. Já atendemos demanda de outras regiões e também já fomos socorridos pela rede Hemoba com sangue de outros locais", explica Jussara. Segundo ela, o trabalho de coleta e guarda de sangue é contínuo e não para quando a capacidade de armazenamento local é alcançada. "Há ocasiões em que coletamos sangue e enviamos diretamente para outra unidade do Hemoba, que por ventura esteja com necessidade naquele momento", afirma a coordenadora. 

A época do ano também influi na saúde dos estoques de sangue. Em épocas de maior movimento nas estradas e/ou realização de grandes festas, como os festejos de São João, o número de incidentes que exigem disponibilidade de sangue nos hospitais, como acidentes automobilísticos e episódios de violência urbana e rural, aumenta consideravelmente, o que traz dificuldades adicionais para os bancos de sangue. "Estamos nos aproximando das festas juninas, e isso traz mais preocupação para a gente, pois nessa época aumenta a demanda por sangue nos hospitais. Por isso mesmo intensificamos as campanhas de incentivo a doação nessa época", esclarece Juliana, enfermeira do Hemoba em Irecê.

Como doar - Para doar sangue é necessário comparecer ao Hemoba portando documento oficial com foto, ter até 69 anos de idade, pessoas com idade entre 16 e 18 anos devem estar acompanhados do responsável legal, ter peso superior a 50 quilos, estar alimentado e descansado e em boas condições de saúde no dia da doação.

O Hemoba fica localizado na Praça Teodoro Sampaio, s/n, na parte detrás do Hospital Regional e funciona de segunda a quarta de 8h às 12h / 14h às 18h, e de quinta a sexta, de 8h às 12h

Com informações da ascom da prefeitura de Irecê