file-2017-02-08175959.335653-Banner-CR-topo-notcia_22b9a9f62-ee39-11e6-aece-047d7b108db3.jpg

Saúde

Grupo "Voluntários do Sertão", vem a Irecê em abril

Rodrigo de Castro Dias - 24 de Março de 2017 (atualizado 27/Jun/2017 15h51)

Foto: Grupo Voluntários do Sertão em ação no município de Santa Cruz Cabrália, no extremo sul baiano (Alfredo Risk)

Foto: Grupo Voluntários do Sertão em ação no município de Santa Cruz Cabrália, no extremo sul baiano (Alfredo Risk)

De 15 a 23 de abril, a cidade de Irecê vai receber a 17ª edição do “Voluntários do Sertão”. A ação vai trazer cerca de 300 especialistas nas  áreas médica, enfermagem, odontológica, previdenciária, psicológica e social, entre outras. A previsão da equipe é que cerca de 10 mil pessoas sejam beneficiadas a partir da ação, com a realização de mais de 40 mil procedimentos.

O Voluntários do Sertão vai atender em diversos locais do município, como na Praça Cleriston Andrade, nos Colégios Polivalente e Luiz Viana Filho, no prédio do antigo Fórum da cidade, Hospital Municipal de Irecê, PSF Vivendas, Secretaria de Ação Social e em diversos bairros da cidade.

“O mutirão oferece estrutura completa à população que procura atendimento, desde consultas médicas, odontológicas, exames, cirurgias de média e pequena complexidade, entrega de medicamentos, óculos de grau, orientações, enfim, com estrutura completa”, explica o presidente do Voluntários do Sertão, Doreedson Pereira, conhecido como Dorinho. “Tudo isso aliado a muito amor, carinho e respeito a essas pessoas”,

"A ação voluntária atenderá não só Irecê, como também municípios vizinhos”, explica Marta Meire, gestora do Voluntários do Sertão. “Os voluntários que atuam conosco são praticamente os melhores em suas áreas no país todo. Recebemos inscrições de candidatos a voluntários de todos os Estados, desejando participar e ajudar com trabalho e dedicação”, disse.

Segundo o prefeito de Irecê, Elmo Vaz, a vinda do Voluntários do Sertão é de extraordinário significado para Irecê, visto que a saúde é a prioridade da sua gestão. “A vinda para o nosso município de um projeto tão grandioso como o Voluntários do Sertão vai nos ajudar a diminuir drasticamente a demanda reprimida de atendimentos na área”, explica. “A articulação para trazer para a cidade essa ação confirma o nosso compromisso com a nossa gente”.

Voluntários do Sertão – Em seu site oficial, o movimento conta que foi criado “em 2000 pelo empresário Doreedson Pereira, (Dorinho) o projeto iniciou distribuindo brinquedos e cestas básicas, em Condeúba e cidades vizinhas, no sertão da Bahia. Atualmente o programa realiza atendimento médico, odontológico, pequenas cirurgias, palestras, e distribui Kits de saúde e higiene pessoal.

Seu objetivo é promover assistência social, saúde, segurança alimentar, nutricional e promover o voluntariado com acompanhamento dos indicadores de transformação social. A ação é anual e a equipe de voluntários é composta por médicos de várias especialidades, dentistas, enfermeiros, psicólogos, pilotos, cozinheiros, motoristas, auxiliares administrativos e populares de boa vontade, liderados por especialistas das respectivas áreas.

A caravana é composta por caminhões, aviões, e vans que cortam o país e realizam uma maratona de atendimento que dura uma semana e resulta na maior ação de saúde e cidadania do interior da Bahia.

Conheça mais sobre os Voluntários do Sertão no site oficial: www.voluntariosdosertao.com.br

Com informações da Ascom da Prefeitura de Irecê