file-2017-02-08175959.335653-Banner-CR-topo-notcia_22b9a9f62-ee39-11e6-aece-047d7b108db3.jpg

Geral

Greve dos Correios: maioria dos sindicatos vai avaliar propostas até dia 8

Rodrigo de Castro Dias - 05 de Maio de 2017 (atualizado 21/Jun/2017 10h21)

Situação da greve na Bahia continua indefinida; sindicato da categoria no estado deve avaliar novas propostas nos próximos dias. Em Irecê, atendimento no Banco Postal está limitado devido a greve, afetando o grande volume de clientes oriundo do Banco do Brasil, fechado desde março

Foto: sindicato da categoria na Bahia continua sem acordo com os Correios (Divulgação)

Foto: sindicato da categoria na Bahia continua sem acordo com os Correios (Divulgação)

Redação Cultura&Realidade 

A maioria dos 36 sindicatos dos funcionários dos Correios não conseguiu avaliar as propostas negociadas entre os dirigentes da empresa e representantes dos empregados em reunião na presidência dos Correios em Brasília nesta quinta-feira (4). Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares, a proposta não pôde ser votada devido ao horário que terminou a reunião, pois e algumas assembleias tinham sido desfeitas. Novas assembleias serão feitas entre esta sexta-feira (5) e a próxima segunda-feira (8).

Funcionários dos Correios de Brasília e do Espírito Santo aprovaram as propostas. Nesta sexta (5) a categoria volta a trabalhar nos dois locais, segundo a federação. Na capital paulista, a proposta foi rejeitada hoje pelos funcionários. No entanto, o sindicato da região terá outra assembleia na segunda-feira (8) para reavaliação das propostas. A categoria entrou em greve no dia 26 contra a proposta da privatização e reivindicando melhores condições de trabalho.

Situação na Bahia - A greve chegou ao nono dia sem que uma solução para a questão fosse encontrada. Apesar da paralisação, parte dos serviços postais está funcionando, principalmente a entrega de correspondências e encomendas, além dos serviços bancários providos pelo Banco Postal, esse último de forma limitada nas agências dos Correios.

Em Irecê, moradores que procuraram a agência local relataram que o atendimento no Banco Postal está limitado a 45 senhas por dia, sendo que uma quantidade bem maior de pessoas tem buscado atendimento diariamente. A fila de espera em alguns dias tem começado bem cedo, às 5h da manhã.

O Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos do Estado (Sincotelba) por enquanto não aceitou as propostas colocadas até então pelos dirigentes da empresa. A expectativa é que novas rodadas de negociação aconteçam entre hoje (5) e a próxima segunda-feira (8).

LEIA MAIS: Greve dos Correios afeta cotidiano de moradores em Irecê; sindicato sinaliza que greve continua

Informações adicionais da Agência Brasil e do Portal R7