file-2017-02-08175959.335653-Banner-CR-topo-notcia_22b9a9f62-ee39-11e6-aece-047d7b108db3.jpg

Festival Gastronômico Paladares do Sertão

Festival Gastronômico Paladares do Sertão começa nesta quarta em Irecê com o melhor da culinária regional

Cultura&Realidade - 29 de Novembro de 2017

file-2017-11-29172114.471200-cdld9158742-d542-11e7-97a4-f23c917a2cda.jpg

Rodrigo de Castro Dias/Ascom CDL

 

 

Que tal saborear um belo Carré de Cordeiro temperado com condimentos regionais selecionados? Ou então apreciar um suculento Pernil de Cordeiro Assado? Se for acompanhado da bebida de sua preferência, tanto melhor, não? Quem sabe uma cerveja artesanal para harmonizar com a textura suave das carnes de cordeiro e cabrito?

 

 

Todas essas iguarias e muitas outras poderão ser apreciadas no 1º Festival Gastronômico Paladares do Sertão, que começa nesta quarta-feira (29) em Irecê e segue até o próximo dia 17 de dezembro. O evento, organizado por um comissão de entidades locais (CDL, ACE e Prefeitura Municipal), reúne dezenas de estabelecimentos do setor de alimentação e lazer da cidade. O festival conta também com o apoio institucional e logístico de sindicatos e órgãos municipais, estaduais e nacionais, como o Sinpri, Senar, Aprir, Sebrae, Sincom e Senac, que colaboram no oferecimento de cursos e capacitações para a cadeia produtiva ligada a caprinovinocultra.  

 

 

São restaurantes, churrascarias, bares, botecos, pastelarias, hamburguerias, creperias, lanchonetes, microcervejarias artesanais e espetinhos, que estarão com um cardápio diferenciado preparado especialmente para o evento, focado nos pratos e produtos oriundos da caprinovinocultura, como as carnes e derivados (embutidos, miúdos etc).

 

 

Para o presidente da CDL/Irecê, João Marlon, o Paladares do Sertão é uma semente para o segmento de eventos para toda a região. "Nós da CDL, com a união inestimável de nossos parceiros ACE e Prefeitura na organização, além do apoio e suporte de vários outros órgãos e entidades, estamos firmando um marco na agenda da nosso município e da nossa região. Este festival é uma iniciativa inédita para todos, desde consumidores até estabelecimentos, que tem tudo para movimentar a economia local e fortalecer a cadeia produtiva, tanto da caprinovinocultura quanto do setor de alimentação, o que é o nosso maior objetivo", afirmou Marlon, que demonstra bastante otimismo com o sucesso do evento. "Diversas empresas acreditaram no projeto e estão nos apoiando e patrocinando. Vai ser um sucesso!", sublinha. 

 

 

Feira Gastronômica - Os últimos dias do festival reservam uma programação especial para o público. Entre os dias 15 e 17 de dezembro, o Parque de Exposições de Irecê recebe a Feira Gastronômica do Paladares do Sertão, que contará com uma grande praça de alimentação unindo o melhor do circuito gastronômico e uma programação que inclui shows e apresentações culturais.

 

 

Uma das principais atividades da feira serão as aulas show, ministradas por chefs de cozinha da Bahia e de outros estados e a coordenação da curadora do festival, Rosa Gonçalves. Convidada pela organização, ela traz na bagagem experiência na realização de festivais gastronômicos no interior e na capital baiana.

 

 

"Fiz uma pesquisa aqui na cidade para mapear os ingredientes e produtos que serão utilizados, além do perfil do público e dos profissionais de gastronomia locais. As aulas vão mostrar o potencial dos produtos e ingredientes locais, além de mostrar as muitas possibilidades da culinária da região. Os chefs estão preparando um cardápio exclusivo para o evento", esclarece Rosa. As aulas show envolverão atividades direcionadas para a cozinha do interior, culinária a base de caprinos e ovinos e também uma aula especial voltada para as crianças. 

 

 

A agricultura familiar e a economia solidária terá grande destaque na feira gastronômica, com stands dedicados aos agricultores e artesãos de Irecê e outros municípios da região. O Cesol (Centro de Economia Solidária) do Território de Irecê fornecerá apoio e suporte logístico para o evento.

 

 

O encerramento da feira e do festival reserva uma ação especial para o público, com o oferecimento de um grande Churrasco Fogo de Chão a preços populares, além de Carneiro Defumado, no Buraco e no Rolete. Uma grande festa de sabores para o paladar do público ireceense. 

 

Confira a lista de estabelecimentos que estão no circuito gastronômico do Paladares do Sertão aqui: http://www.cdlirece.com.br/arquivo/confira-a-lista-de-estabelecimentos-no-circuito-gastronomico-do-paladares-do-sertao