file-2017-02-08175959.335653-Banner-CR-topo-notcia_22b9a9f62-ee39-11e6-aece-047d7b108db3.jpg

Cultura, Esporte e Lazer

Festival de teatro em Irecê vai reunir grupos brasileiros e europeus. Atores locais farão espetáculo especial

Cultura&Realidade - 10 de Janeiro de 2018

file-2018-01-10183029.366938-teatrso7af1cc26-f64d-11e7-97a4-f23c917a2cda.jpg

Diretor Paulo Atto, ladeado por artistas de Irecê, selecionados para espetáculo especial do festival - Foto: Divulgação

O festival ocorrerá entre os dias 19 e 27 desse mês e contará com grupos de Irecê,

de outras regiões da Bahia e outros estados brasileiros, além de participações da Bélgica e da Espanha.

 

Vai acontecer nos auditórios da Escola Cultural (Colégio Modelo de Irecê) e da Praça CEU, entre os dias 19 e 27 de janeiro, a curadoria do IV Festival de Teatro da Caatinga, fruto da análise de 50 propostas inscritas em Edital da Fundação Cultural do Estado da Bahia. O diferencial deste ano é que além de grupos da Bahia, o evento, que movimenta o mundo artístico em pleno semiárido baiano, vai contar com grupos teatrais de outros estados do Brasil, da Espanha e da Bélgica.

As montagens selecionadas foram: Teodorico Majestade, com o Teatro Popular de Ilhéus; Sobejo, da Outra Cia de Teatro; Dubididum Taratatá, do Comboio de Teatro, do Rio Grande do Norte; O Outro Lado de Todas as Coisas, do Atelier Voador; Os Javalis, do Grupo Teatro Nu; Mós ai Quê, do Grupo Finos Trapos de Vitória da Conquista; La Novia del Viento, com Companhia Abrego Teatro, da Espanha, e Cyrculando, com a artista Pauline Zoe, da Bélgica.

Além das propostas selecionadas, o evento realizou uma oficina de formação de atores em Irecê. As inscrições ocorreram em dezembro, e os contemplados participaram de oficinas com o diretor artístico Paulo Atto. O resultado é um espetáculo baseado em obras de Guimarães Rosa.

Em conversa com o site Cultura&Realidade, com exclusividade, Paulo ainda ressaltou os desafios da curadoria. “Diante da qualidade dos espetáculos e da diversidade de propostas cênicas, sejam nos temas abordados e linguagens adotadas, nosso trabalho precisou ser bastante cuidadoso e minucioso”. Sobre os temas abordados nas propostas apresentadas, complementou: “Muitos dos espetáculos propostos apresentaram uma temática ligada à realidade do sertão, suas tradições e seu imaginário, exibindo falares, prosa poética e imagens sertanejas, fato que agrega significativo valor ao nosso evento”, salientou o diretor teatral.

O IV Festival de Teatro da Caatinga acontece em parceria com a Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Irecê, com apoio financeiro do Fundo de Cultura, Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e Secretaria da Fazenda do Governo do Estado da Bahia, sendo vencedor do Edital Nº 22/2016 – Setorial de Teatro da Funceb.

Da Redação - Por Sócrates Jr