file-2017-02-08175959.335653-Banner-CR-topo-notcia_22b9a9f62-ee39-11e6-aece-047d7b108db3.jpg

POLÍTICA

Fabiano Bia reforça reivindicação para descentralização dos serviços do CEPRED

Cultura&Realidade - 12 de Fevereiro de 2019 (atualizado 12/Fev/2019 10h59)

file-2019-02-12105741.961321-fabiano_e_fabiola2a512f40-2ece-11e9-87b9-f23c917a2cda.jpg

O vereador Fabiano Bia (PPS) esteve semana passada em Salvador, em missão oficial. Na oportunidade ele visitou órgãos do Estado, reivindicando implantação de políticas públicas no Território de Irecê, especialmente focadas nas pessoas com deficiência.

O vereador reforçou o pedido durante a visita que fez ao gabinete da Deputada Estadual Fabíola Mansur (PSB). A luta pela descentralização do CEPRED, com unidade no Território de Irecê é antiga. Tanto Fabiano Bia como a vereadora Meirinha (REDE), tem feito este pedido, e ainda sem respostas dos órgãos do Estado.

A vereadora Meirinha já fez reiteradas vezes o pedido, assim como Fabiano Bia, que quando presidente da Associação de Deficientes, usou a tribuna da oficina do PPA estadual, com presença do Governador Rui Costa, quando manifestou o pedido.

“É muito importante este pleito, pois muitas pessoas da região de Irecê sofrem com idas e vinda à capital do Estado, para atendimentos que poderiam ocorrer em Irecê”, salienta Meirinha.

Para o vereador Fabiano Bia, “esta é uma luta nossa que deve ter o apoio de toda a sociedade do território, pois são diversas famílias que acompanham os deficientes, enfrentando muitas dificuldades com os serviços centrados em Salvador”, diz o parlamentar.

Segundo Meirinha, o que é confirmado no site oficial do CEPRED, consta que o Centro de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência (Cepred) é uma Unidade do Sistema Único de Saúde (SUS) de Referência Estadual  que tem como objetivo desenvolver ações de prevenção secundária, reabilitação e assistência às pessoas com deficiência física, auditiva, mental e com ostomias, de forma integral, com equipe multiprofissional, num enfoque interdisciplinar, através de ações de média e alta complexidade. Também desenvolve ações de capacitação de Recursos Humanos da rede de serviços, realiza estudos e pesquisas relacionadas a questão da deficiência, além de constituir campo de estágio para formação e o aprimoramento profissional.

INEMA - O vereador também protocolou pedido de reimplantação do Escritório Regional do Inema – Instituto Estadual de Meio Ambiente. “O de Irecê foi relocado para Seabra, resultando em maior dificuldade para as pessoas que precisam regularizar seus empreendimentos de nível estadual”, justificou.