file-2017-02-08175959.335653-Banner-CR-topo-notcia_22b9a9f62-ee39-11e6-aece-047d7b108db3.jpg

Irecê e Região

Estudantes de Irecê se destacam em pesquisa que aponta poder nutricional do Caxixe

Tamires de Castro - 06 de Julho de 2018 (atualizado 06/Jul/2018 10h20)

file-2018-07-06102052.619824-cabacinho6827ad56-811f-11e8-8738-f23c917a2cda.jpg

Ana Lara Fideles e Iorrana Liriel Figueiredo, estudantes do Cetep Irecê, em exposição estadual - Foto: Divulgação

Um projeto desenvolvido pelas estudantes Ana Lara Fideles e Iorrana Liriel Figueiredo, do curso técnico de Nutrição e Dietética, do Centro Territorial de Educação Profissional de Irecê, vem contribuindo para demonstrar as qualidades nutricionais do caxixe, um legume característico da região, mas que, segundo elas, é pouco valorizado na culinária local. Durante as pesquisas realizadas, as futuras técnicas em Nutrição e Dietética descobriram, por exemplo, que o caxixe é riquíssimo em fibras e pode ser utilizado em deliciosas receitas. O Caxixe é conhecido também por “cabacinha” e a professora Erika Paiva é a orientadora das pesquisadoras.

Denominado de “Rabic: redescobrindo as biodiversidades do caxixe”, o trabalho das alunas apresentaram os benefícios e utilidades do legume durante a 7ª edição da Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA), promovida no âmbito do projeto Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado. A estudante Ana Lara Fideles conta como surgiu a ideia do projeto. “Conheci o caxixe, que também é conhecido por cabacinha, através de minha avó que consumia o legume com regularidade, mas eu não via este produto da região sendo muito divulgado. Começamos a pesquisar e conhecer as diversas propriedades, sendo mais nutritivo que a abóbora”, afirmou.

Iorrana Figueiredo fala das qualidades do caxixe em relação à abóbora. “O uso do legume é muito benéfico. Têm mais fibras, carboidratos e proteínas que a abóbora, o que a torna muito mais nutritiva para o consumo. Para ter um exemplo, enquanto a abóbora possui 1,0g de proteína, o caxixe possui 2,9g. Em relação às fibras, a diferença também é legal. No caxixe é de 1,9g, enquanto na abóbora não passa de 0,5g. Por isso, acreditamos que redescobrir esse legume pode ser bastante benéfico a todos da região”, diz.

Ana Lara ressalta, ainda, que o projeto está contribuindo para a valorização do produto. “Esta oportunidade de trabalharmos o projeto é fundamental para nossa aprendizagem dentro do curso, de forma profissional, e no aspecto cidadão, de reconhecermos os valores da nossa região. Então, ficamos muito contentes de resgatar essa biodiversidade do caxixe e poder incentivar o consumo dela para moradores de Irecê e outras regiões”, afirma.

Conheça duas receitas feitas com o caxixe:

- Bolinho frito de caxixe com frango

Ingredientes:

1kg de farinha de trigo

1 peito de frango

1 caxixe verde

1 pimentão

1 tomate  

1 cebola

cheiro verde e sal, a gosto

Modo de preparo:

- Corte o caxixe em cubinhos e pré-cozinhe

- Cozinhe o peito de frango

- Depois de tudo cozido, junte em uma tigela o caxixe, frango desfiado, sal, cebola, cheiro verde, pimentão, tomate

- Depois coloque um pouco de farinha e a água morna, mexendo aos poucos até ficar uma massa homogênea ponto de bolinho para fritar

- Verifique se o sal está bom

- Em uma frigideira esquente o óleo e frite em porções o bolinho de caxixe, coloque para escorrer em papel toalha.

- Caxixe refogado com carne moída

Ingredientes:

1 caxixe verde

1 pimentão

300g de carne moída

1 tomate

1 cebola

(Tempero a gosto)

Método de Preparo

Primeiro é preciso descascar, tirar as sementes e cortar o caxixe em cubinhos e reserve. O próximo passo é misturar o tempero, parte do pimentão, com fogo baixo, coloque o óleo e refogue a carne. Enquanto a carne não fica no ponto, corte as folhas de coentro e cebola. Depois que a água da carne diminuir é hora de acrescentar o caxixe. Com o caxixe já na panela, coloque 100 ml de água e espere um pouquinho. Por último, acrescente a cebola e o coentro. O prato pode ser enfeitado com o restante do pimentão e o tomate cortado em rodelas.