file-2017-02-08175959.335653-Banner-CR-topo-notcia_22b9a9f62-ee39-11e6-aece-047d7b108db3.jpg

Cultura, Esporte e Lazer

Esporte CFA é campeão da 2º Copa João Clemente

29 de Março de 2017 (atualizado 29/Mar/2017 21h55)

file-2017-03-29185452.433026-copa_joao_clemente56737364-14ca-11e7-8875-047d7b108db3.jpg

Foto: momento de celebração do torneio, uma homenagem a João Clemente, grande incentivador do esporte em Irecê e referência regional na arbitragem (Reprodução)

Redação Cultura&Realidade 

A emoção tomou conta dos campos da AABB e da Arena Cometa, no último domingo, 26. Cerca de 150 famílias estiveram direta e indiretamente envolvidas com a “2ª Copa de Futebol Society João Clemente”. A competição é uma iniciativa da Liga Ireceense de Esportes de Quadra, que atua em regime de cooperação há mais de vinte anos no fomento do esporte na região de Irecê, e tem a finalidade de homenagear a memória do árbitro de futebol do quadro da entidade, vítima de um infarto fulminante em 2014.

Dez equipes da região de Irecê participaram dos jogos que começaram logo cedo da manhã, indo até o finalzinho da tarde e início da noite.  Divididas em dois grupos, as equipes inscreveram 150 atletas de no máximo 14 anos. “A ideia é incentivar os mais jovens à prática do esporte, como meio de promoção da qualidade de vida, inclusão social, espírito de coletividade e revelação de talentos”, disse o presidente da Liga, professor Valdinei de Oliveira Barros.

As semifinais disputadas na Arena Cometa envolveram atletas das equipes de João Dourado X CFA - Centro de Formação Atlética Dedimar Lima e Barra do Mendes (Escolinha do Vovô) X América Dourada. A equipe do CFA sagrou-se campeã após vencer por 4 X 0 a equipe de Barra do Mendes. 
EMOÇÃO – A emoção começou a tomar conta dos atletas e familiares presentes já na entrada das equipes para a partida final. Em uma cerimônia simples, mas bem organizada, os atletas entraram em campo ladeando os 22 árbitros da LEQ que participaram de toda a competição, com a família de João Clemente à frente. Antes do jogo, dos participantes da disputa se reuniram em círculo e fizeram uma oração em memória do homenageado.
Após a partida, as equipes e atletas, campeões e vice-campeões receberam seus troféus e medalhas e a famílias de João Clemente recebeu uma placa de honra ao mérito, quando representante da organização leu trechos de texto relatando a biografia do ex-árbitro de futebol.

Foto: apresentação dos times durante a final do torneio (Divulgação)

João Clemente, sua trajetória

Aquela camisa verde e um sorriso aberto, tem a sua cara, João Clemente! Não, João Gordo! Trata-se de um homem de extraordinária grandeza, de um caráter exemplar. Um personagem eleito para ficar na memória da família, dos amigos e da nossa LEQ.

Para João não tinha tempo ruim. Não tinha o termo não posso. Ele sempre dava um jeito de acudir, de colaborar... sua solidariedade era contagiante. Sua passagem pela nossa entidade foi curta, mas rica de significados. Árbitro de Futebol de Salão e Futebol Society, João nos deixou um legado de responsabilidade e compromisso com o coletivo social, a serviço dos desenvolvimento do esporte.

Filho da paraibana Expedita Timóteo da Silva e do paraibano Elias Clemente de Souza, João nasceu dia 25 de janeiro de 1963, em Bonito de Santa Fé (PB). Desde criança foi sempre muito servidor, vivendo em harmonia com a família, amigos e comunidade, aos 12 anos manifestou seu interesse pelo esporte e seu sonho logo se revelou: ser árbitro de futebol.

Ainda jovem veio para a Bahia com a família na busca de garantir o “ganha pão”, sediando-se no município de Lapão. Ingressou na escola da rede municipal e concluiu o Segundo Grau (Ensino Médio) na Escola Estadual. Logo se envolveu nas atividades esportivas e sua identidade com a arbitragem foi sentida pelos organizadores de eventos. Ele então passou a arbitrar futebol em diversos torneios e campeonatos em diversas cidades da região.

Para ele, era a melhor coisa da vida. Ele tinha grande alegria em viajar para os povoados, para a cidades, apitar uma partida de futebol. Em 1999, João Clemente ingressa na Liga Ireceense de Esportes de Quadra, onde serviu com muita dedicação ao esporte e na consolidação da entidade. Todos tem nele uma referência de honrabilidade, caráter, simpatia e dedicação.

Em 2014, dia 17 de setembro, João se despediu de nós. Um infarto fulminante não concedeu-lhe uma segunda oportunidade. Em nosso meio, o sentimento do verdadeiro significado popular, de que Deus escolhe as pessoas boas mais cedo para servir ao seu lado.

O referencial de homem, de pai de família e esposo, de amigo do esporte e de fiel e dedicado sócio da Cooperativa de Esportes de Quadra, fez com que esta entidade definisse a Copa João Clemente de Futebol Soçaite para homenagear e honrar a sua memória.