file-2017-02-08175959.335653-Banner-CR-topo-notcia_22b9a9f62-ee39-11e6-aece-047d7b108db3.jpg

Saúde

Em entrevista a rádios, Rui Costa promete inaugurar Hospital da Chapada e Policlínicas entre setembro e outubro

08 de Agosto de 2017

Obras da Policlínica de Irecê, em visão interna.

Policlínica de Irecê está em fase final de construção e entra no pacote de inaugurações prometidas por Rui para setembro/outubro (Reprodução)

Redação Cultura&Realidade - Por Rodrigo de Castro Dias

A fala de Rui Costa sobre entrega de equipamentos de saúde no interior durante entrevista ao vivo para cerca de 40 emissoras de rádio na manhã desta segunda-feira (7) gera esperança para a população das regiões de Irecê e Chapada Diamatina. Tudo porquê dois desses equipamentos estão em fase avançada de construção: o Hospital Regional da Chapada Diamantina, em Seabra, e a Policlínica de Irecê.

O governador também respondeu o questionamento de uma enfermeira em sua fanpage no Facebook sobre a oferta de vagas de trabalho para o setor de saúde no interior. Segundo Rui, os Hospitais da Costa do Cacau, em Ilhéus, e o da Chapada, em Seabra, serão inaugurados entre setembro e outubro deste ano.

Ele também afirmou que as quatro Policlínicas que estão em fase final de construção nas cidades de Guanambi, Jequié, Irecê e Teixeira de Freitas deverão ser entregues no mesmo período. “Haverá grande oferta de vagas de trabalho para enfermeiras”, enfatizou o governador.

Hospital Regional da Chapada em área interna

Hospital da Chapada em Seabra está pronto, dependendo apenas de detalhes burocráticos para ser inaugurado (Mateus Pereira/GOVBA)

Atrasos - A fala de Rui Costa gera expectativa, mas também demanda cautela, uma vez que adiamentos vem marcando a trajetória de algumas de suas obras, principalmente quando se observa a situação do Hospital Regional da Chapada. Prometido há anos pelo governo estadual - atravessando alguns mandatos - o hospital localizado em Seabra teve sua entrega adiada duas vezes desde o segundo semestre do ano passado. 

No último adiamento, ocorrido no início de julho, a Secom informou que "que as obras do hospital passaram por adequações no projeto para promover uma segurança maior aos pacientes e melhor atendê-los". Além disso, impasses no processo licitatório contribuiram para o reagendamento da inauuração.

"Além disso, todas as etapas, desde a construção, passando pela aquisição dos equipamentos, bem como a contratação da empresa para fazer a gestão da unidade, são através de processos licitatórios. Como as empresas entraram com recursos e a Sesab não pode, em hipótese nenhuma, deixar de cumprir os prazos estabelecidos na lei de licitação, houve a necessidade de reagendamento da data de entrega do hospital”, afirmou a nota do governo na ocasião.

Policlínica de Irecê - A construção da Policlínica em Irecê também está em estágio avançado, dependendo apenas de alguns detalhes para conclusão. No final de abril, Rui Costa visitou as obras junto com lideranças políticas regionais e o prefeito ireceense Elmo Vaz. 

O investimento estimado de R$ 22 milhões garantirá aos 19 municípios da região a oferta de atendimento médico em diversas especialidades, além de serviços de apoio ao diagnóstico, como radiografia, tomografia, ultrassonografia, endoscopia e a primeira ressonância magnética em unidade pública na região. A nova unidade de saúde deverá atender uma população estimada em mais de 400 mil pessoas no seu entorno.