PUBLIEDITORIA

Empreendimento que tem impactado positivamente na vida da juventude ireceense, começou com brincadeira

Cultura&Realidade - 28 de Janeiro de 2020 (atualizado 28/Jan/2020 16h32)

file-2020-01-28163111.274050-impactobd60b734-4204-11ea-b070-f23c917a2cda.jpg

Professores e alunos envolvidos em princípios para além dos saberes acadêmicos - Foto: Divulgação

“Tudo começou com uma brincadeira e foi crescendo, crescendo e...”, esta frase da canção “Era uma brincadeira”, de Toquinho, também interpretada por Caetano Veloso, representa bem o princípio de uma história de um empreendimento de sucesso em Irecê, gestado em 2017.

O curso de redação Impacto surgiu de uma brincadeira. “Os alunos me pediram para conceder aulas de reforço de redação, mas a carga horária era muito intensa e tudo que um professor que cumpre 60 horas semanais dedicados aos seus alunos, mais quer, é chegar o final de semana para se entregar à família. Então, acreditando que sábado à tarde nenhum estudante iria aceitar, sugeri este horário, até porque não havia outro. Fui surpreendido com a resposta: Tudo bem! Aceitamos.”, lembra o professor Sandro Gomes, um dos componentes da direção do curso, que tem também a companhia do professor Wescley Dourado e do psicólogo Lucas Deotti.

IMPACTAR PARA A VIDA - Criado em 2017, a partir deste diálogo, o conceito do nome tem a ver com o olhar social dos professores envolvidos. “Impactar positivamente na sociedade e na vida dos alunos, é o nosso grande objetivo”, disse o professor Sandro, durante entrevista ao site Cultura&Realidade, ao lado de uma das suas alunas, Alana Kércia, de 17 anos.

O professor disse que sua maior alegria é quando percebe a importância dos métodos adotados, pelos resultados verificados. “Tem aluno que chegou no curso com 360 pontos na redação do Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio, que ocorre anualmente com seleção para ingresso ao ensino superior no Brasil, e em 2019 alcançou 960 pontos. Outros que tinham rendimento pouco mais de 200 pontos e chega a 700. Este impacto na vida destes jovens tem um grande significado para todos nós”, salienta.

Alguns princípios são marcantes no curso Impacto. O empreendimento não se preocupa com o lucro pura e simplesmente. “Nós temos uma grande preocupação com os aspectos sociais. Impulsionamos os alunos à reflexão sobre a vida e solidariedade social. Não basta superar os saberes para ingressar no mercado de trabalho. Provocamos estes jovens também para assumir seu papel social de cidadania crítica e atuante na vida comunitária”, afirma Sandro, reforçando que o sentimento de humanidade, nestes tempos sombrios de incertezas, deve contar muito na vida de cada pessoa. “Sermos profissionais e acima de tudo pessoas que se preocupam com os seus semelhantes é tudo que precisamos ser”, salienta.

AÇÃO SOCIAL - Durante estes anos de existência, os professores realizam “Aulões” dias antes do Enem, com o intuito de tirar as últimas dúvidas dos alunos e ofertar técnicas para prevenir a ansiedade. “Para acesso aos aulões, os participantes não pagam, dão apenas uma contribuição em alimento não perecível, que é distribuído para famílias de baixa renda da cidade”, diz Sandro.

RESULTADOS ACADÊMICOS – É cada vez mais crescente o número de alunos que melhoram o seu desempenho na redação do Enem, este ano de 2019, foram 72 alunos com notas acima de 900 pontos,  35 superaram os 800 pontos e 17 que passaram os 700 pontos. “Muitos eram alunos retraídos, com dificuldade de escrita, que durante o ano de preparação foram dominando as técnicas e desenvolvendo a leitura, com issoe superaram todas as expectativas”, avalia o professor.

Alana Kércia, que pretende ser Bacharel em Química, disse que “o curso contribuiu muito na evolução da sua escrita e concepção de mundo, especialmente pelos conteúdos das disciplinas de História e Filosofia”, além de compreender a importância dos modelos e estrutura da redação.

“É contagiante notarmos a evolução dos alunos e recebermos as manifestações deles e de seus pais, nas ruas, nas redes sociais, por telefone ou WhatsApp. Não há dinheiro que pague nosso contentamento. Sou muito grato aos alunos com os quais brincamos no início de tudo e que, por eles tive de reordenar minha carga horária nas escolas e na vida”, concluiu Sandro. Este ano estamos ampliando o espaço do curso, que já está muito pequeno para as demandas e já planejando outros projetos.