Irecê e Região

Em Jacobina, chuva forte faz Rio do Ouro transbordar, destruindo construções e alagando ruas

Cultura&Realidade - 02 de Abril de 2019

file-2019-04-02152403.994207-Rio_Itapicuru7e97a328-5574-11e9-a938-f23c917a2cda.jpg

Rio Itapicuru Foto: Reprodução facebook

Por Eraldo Maciel

As informações ainda estão sendo coletadas pelas autoridades, mas são várias as pessoas que se manifestam através das redes sociais divulgando imagens da destruição provocada pela água das chuvas que desceram pelo Rio do Ouro, em Jacobina (no Piemonte da Chapada Diamantina, Bahia). O Rio Itapicuru, outro que corta a cidade, também quase transbordou. A chuva começou por volta das 2h30 da manhã desta terça-feira, 2 de abril e atingiu, segundo a Defesa Civil, 140mm.

A Praça Castro Alves, que abriga casarios antigos e a Igreja Matriz da cidade, ficou totalmente alagada, tendo sido esse fenômeno registrado somente em épocas de cheias, há vários anos.

A força das águas que desceram o Rio do Ouro (que á abastecido com as águas que descem da Serra da Macaqueira e do Riacho do Judeu) assustou moradores e destruiu parte das proteções ao longo das margens do rio. Escolas e prédios residenciais e comerciais também foram afetados.

Há informações de que carros foram arrastados pelas águas. Várias cidades da Chapada Diamantina também registraram chuvas acima dos níveis normais e sofreram consequências graves.

A prefeitura de Jacobina, através da Defesa Civil, anunciou que está tomando todas as providências para apoiar a população atingida.

Do site Líder Notícias