Irecê e Região

Em Irecê, ideia de comedouros e bebedouros para animais abandonados é adotada por moradores e lojistas

Cultura&Realidade - 03 de Abril de 2019 (atualizado 03/Abr/2019 22h26)

file-2019-04-03172141.000068-Untitled-1174f2526-564e-11e9-aca0-f23c917a2cda.jpg

Os bebedouros e comedouros ajudam animais sem lar, abandonados nas ruas de Irecê Foto: Reprodução Facebook

Por Gilberto Neiva

Uma ideia que começou pelas redes socais, para alimentar cães que vivem nas ruas da cidade, tem ganhado vida em Irecê. A empresária Indira Coitinho abraçou a causa e instalou os bebedouros em frente à sua loja. Em vídeo, postado no Facebook, a ativista Isaurinha Pimentel mostra como é feito o objeto, a partir de conexões em PVC para ajudar os animais que dependem da solidariedade das pessoas para sobreviverem nas vias públicas.

Em vídeo, a adaptadora dos comedouros explicou que sempre fica muito sensibilizada com o abandono de cães e gatos nas ruas. Ela conta que fez na própria frente da casa: “A lei permite que você faça isso, que você possa colocar um comedouro ou bebedouro na sua porta, não tem problema nenhum... As peças são acessíveis: meio metro de cano, uma curva, um joelho e a tampa, depois é só encaixar”, disse.

 

A iniciativa chamou a atenção de muitos outros "anjos da guarda" dos animais, que prometem copiar a ideia. Juliana Batista postou que pretende colocar em praça pública, Isaurinha aconselhou: “A lei federal permite, mas é bom em lugares que possam cuidar, pelo fato do vandalismo”, disse.