file-2017-02-08175959.335653-Banner-CR-topo-notcia_22b9a9f62-ee39-11e6-aece-047d7b108db3.jpg

São João 2018

Em Ipupiara, Copa do Mundo e Festejos Juninos são temas pedagógicos, por Maria de Fátima

Tamires de Castro - 23 de Junho de 2018 (atualizado 23/Jun/2018 17h41)

file-2018-06-23171620.585100-criancas4b02901c-7722-11e8-8738-f23c917a2cda.jpg

Crianças da Rede de Educação em Ipupiara envolvidas pela copa e pelas tradições folclóricas - Foto: Ascom/Ipupiara

Projeto pedagógico: Copa do Mundo e festas juninas

Por Maria de Fátima Pereira de Sousa*

A Copa do Mundo é um evento esportivo extremamente importante, momento em que todas as atenções estão voltadas para o Futebol mundial, desta forma é relevante à escola trabalhar esta temática. Com esse intuito a Rede Municipal de Ensino de Ipupiara planejou aplicação do presente projeto “Copa do Mundo e Festas Juninas” visando desenvolver competências pedagógicas na área, social, intelectual, política e cultural, e enriquecendo as aulas através da pesquisa da história e cultura dos países participantes da Copa do Mundo.

O Projeto busca levar o educando a conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da pluralidade de manifestações de cultura de diferentes países do mundo, percebendo-as como recurso valioso para a integração entre pessoas e entre diferentes grupos sociais, como recomenda os Parâmetros Curriculares Nacional Educação Física (BRASIL, 1998).

Para isso, se faz necessário abordar as diferentes etnias existentes nos países estudados e sua influência no âmbito cultural como: obras de arte, danças, brincadeiras, músicas e artesanato, pois é preciso incentivar nossos discentes a superar preconceitos raciais e culturais, tornando-os cidadãos críticos que participam do processo social, conscientes de seus direitos e deveres na sociedade com base no respeito mútuo, buscando uma “educação para a tolerância”, “cultura paz” e “respeito às diferenças culturais” entre povos, etnias, nações (LOPES, 1999).

A fim de alcançar os objetivos propostos para este projeto foram desenvolvidas em todas as escolas da rede municipal de Ipupiara, muitas atividades, todas de forma interdisciplinar, contemplando as diferentes linguagens artísticas e literárias, ciências humanas e naturais, matemática, bem como o incentivo às práticas esportivas.

No período de 04 a 21 de junho de 2018, as escolas da rede municipal desenvolveram as atividades propostas, favorecendo um ambiente lúdico e de aprendizagens significativas para os seus educandos. Campeonatos, gincanas, show de talentos, pesquisas sobre a temática, pinturas, músicas, envolvendo os alunos da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental.

A culminância do projeto aconteceu na quinta-feira (21/06), onde as escolas realizaram um animado Arraiá para festejar com os seus educandos o sucesso das atividades realizadas, bem como valorizar a cultura da cidade, no tocante aos festejos juninos.

Foi um projeto excelente, onde os alunos e professores se envolveram com muito afinco e dedicação contribuindo para a construção de uma educação cada vez mais contextualizada com a sua realidade. BNCC sendo implementada em nossa rede municipal de maneira lúdica e significativa, tendo em vista o sucesso das habilidades competências necessárias aos alunos da Educação Básica.

*Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Educação em Ipupiara-BA, graduada em Pedagogia com Especialização em Gestão Escolar, Linguística, Estudos Sociais e Humanidades e pós graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional.