Irecê e Região

Em Ibititá, Cafu tem 74% de aprovação. Candidato de oposição lidera em consulta espontânea, mas perde na estimulada

Cultura&Realidade - 25 de Março de 2019 (atualizado 25/Mar/2019 22h02)

file-2019-03-25180936.382876-prefeito_34b73db34-4f42-11e9-a938-f23c917a2cda.jpg

Cafu Barreto tem avaliação positiva de 74% nas comunidades pesquisadas - Foto/Arte: Ilustração

Como sequência da rodada de pesquisas em toda a região de Irecê, realizada pelo Cultura&Realidade, através da C&R Pesquisas/Terra Viva, foi liberado para divulgação, os resultados de pesquisa realizada no município de Ibititá, no último período de 10 a 11.

A consulta envolveu as comunidades do Distrito Sede, Distrito de Canoão e comunidade Lagoa das Pedras, os três principais colégios eleitorais do município. Foram entrevistadas 378 pessoas de ambos os sexos, com perguntas voltadas para a avaliação de governo e aferição da tendência eleitoral e rejeição para as próximas eleições. A margem de erro é de 2,5% para mais ou para menos.

A gestão do prefeito Cafu Barreto, de acordo com os dados colhidos, é aprovada por 74% (soma das avaliações “excelente”, “boa” e “regular positivo”) dos entrevistados. Os que a rejeitam somam 21% (“péssima”, “ruim” e “regular negativo”). Não “souberam” ou não “quiseram” responder, são 5%.

Foram coletados dados sobre expectativas espontâneas de voto.  Neste quesito, os nomes que aparecem são:  Dr. Afonso, 18%; Cafú, 17%; Dr. Domingos, 3%; Gilaide e Gilva estão empatadas com Dr. Rafael, os três foram indicados por 2%; Dr. Chiquinho, Nilva, Dr. Severino e Celso 1% cada; 42% “não quiseram” e “não souberam responder”, somam 10%.

Considerando que a coordenação dos trabalhos não conseguiu informações afirmativas de pretensos candidatos a prefeito, a consulta mediu as intenções de voto por grupo político, no teste de tendência de voto estimulada. Assim, perguntou-se em candidato de que grupo o entrevistado pretendia votar na próxima eleição de prefeito. O mesmo formato foi adotado para o teste estimulado de rejeição.

No confronto de grupo, definimos as lideranças conforme as últimas eleições municipais. “Se as eleições fossem hoje, você votaria em candidato do qual grupo político: do grupo liderando por Cafu Barreto ou do grupo liderado pelo Dr. Afonso? 
Os entrevistados que responderam votar em candidato do grupo aliado do atual prefeito, somam 49% e no grupo da oposição, 32%. Os que não quiseram ou não souberam responder, somam, 19%.

Quanto ao teste de rejeição estimulada, os dois grupos empataram com 33% e 34% não opinaram.

Vejam os resultados geral e por localidade, clicando aqui. Os resultados representam as comunidades pesquisadas. Não refletem consulta em todo o município.