CAFARNAUM

Prefeita Sueli Novais comemora a redução da violência, especialmente contra as mulheres

Cultura&Realidade - 16 de Março de 2019 (atualizado 16/Mar/2019 17h48)

file-2019-03-16095733.221541-cafarnaum108f32ba-47eb-11e9-87b9-f23c917a2cda.jpg

Durante reunião, prefeita Sueli Novais avalia serviços de segurança em Cafarnaum e fortalece parcerias - Foto: João Gonçalves

Na contramão do que vem ocorrendo no Brasil e em diversas cidades baianas, a violência contra a mulher, em Cafarnaum, teve uma redução de 75% nos últimos dois anos e início de 2019. Os dados foram apresentados pelo Delegado de Polícia Civil, Dr. Alex Nunes, à prefeita Sueli Novais, que há dois anos, determinou à secretaria de assistência social dedicação e foco nas atividades relacionadas à convivência doméstica, e, nas parcerias com as polícias Civil, Militar e Guarda Municipal, pediu empenho especial no acompanhamento dos casos que envolvem violência contra as mulheres.

Reunião de trabalho - Prefeita recebe agentes de segurança: Guarda Municipal, Poíicia Civil e Polícia Militar - Foto: João Gonçalves

“Naturalmente que a os serviços de assistência social e de segurança pública estão destinados a todos os segmentos e tipos de violência. Porém, pedi atenção especial ao combate à violência que afeta as mulheres e foco na assistência, como apoio do serviço social, psicológico e jurídico, porque bem sei que as mulheres são o esteio da família, são o maior elo de proteção aos filhos e à família como um todo”, ressaltou a prefeita.

Em Cafarnaum, além das polícias darem uma atenção especial aos casos de violência doméstica, a secretaria de assistência social realiza eventos de conscientização de combate à violência, em parceria com outras secretarias, Enel Green Power, igrejas e comunidades e disponibiliza serviços de assistência social, psicológicos e assessoramento jurídico às vítimas de agressões.

Os dados das polícias, que foram apresentados na última sexta-feira, 15, durante uma reunião na Câmara de Vereadores, demonstram uma redução média de todos os tipos de violência no município, na cidade e comunidades rurais, na ordem de 70%, segundo consta no relatório da Polícia Civil.

De acordo com o documento, foi reduzido em 67% o número de homicídios; os índices de roubos caíram 75%; arrombamentos comerciais e residenciais, diminuíram na ordem de 90%; agressão contra mulheres, 75% e pequenos delitos, 45%, com média geral de redução da criminalidade, em 70%.

Durante os últimos dois anos, também foram cumpridos 30 mandados de prisão, envolvendo principalmente assassinatos e tráfico.

Participaram da reunião de avaliação dos serviços de segurança, a prefeita Sueli Novais, o secretário de administração Ademir, o presidente da Câmara Roberval dos Anjos, o Delegado da Polícia Civil Alex Nunes, os agentes do Pelotão da Polícia Militar em Cafarnaum Tenente PM Fábio Santos e o soldado Reis e o chefe da Guarda Municipal, Orlando Alves.