IRECÊ

Elmo Vaz desfaz mais um equívoco da área de comunicação da Sesab, em seu boletim sobre Covid-19

Cultura&Realidade - 16 de Maio de 2020

file-2020-05-16180911.665814-elmo7d647f70-97b9-11ea-8fae-f23c917a2cda.jpg

Elmo Vaz, em nova trasnmissão ao vivo, esclarece sobre informações equivocadas. Neste sábado, 16/05, 18h, Irecê se mantem com 5 casos positivos e não 8 como foi divulgado pelo boletim da Sesab - Print live, 16/05, sábado

DA REDAÇÃO

O prefeito Elmo Vaz desfez, em live, na tarde deste sábado, iniciada às 17h, informação dada por boletim informativo da Sesab – Secretaria de Saúde da Bahia, de que Irecê teria três novos casos positivos para coronavírus/Covid-19.

O órgão estadual divulgou relação no boletim Covid-19, desta sexta-feira, 15, dando conta de que o município já somava 8 (oito) casos positivos para a infecção.

Com o desmentido, Irecê se mantem com 5 (cinco) casos positivos, um curado e quatro em monitoramento, juntamente com os contactantes dos pacientes contaminados.

No mesmo dia, a Sesab cometeu outro erro informativo, de um corpo doador de órgãos, vítima de acidente, que se encontrava no Hospital Regional de Irecê. Pelo protocolo do Ministério da Saúde, em tempo de Pandemia Covid-19, materiais coletados no corpo teria de ser testado para a doença. Feito o teste pelo Lacen/BA, o resultado deu positivo, o que foi, logo em seguida, corrigido. O corpo não estava infectado pelo coronavírus.

A notícia equivocada, antes de corrigida, levou a Vigilância Epidemiológica de Irecê, à adoção de todas as medidas investigativas envolvendo os parentes da vítima e seus contactantes, especialmente os profissionais de saúde, que cuidaram do seu acolhimento. De positivo, a demonstração de pronta ação da equipe de profissionais e da gestão do município, no sentido de prevenir infestação.

A informação de três novos casos em Irecê e da testagem positiva do óbito no HRI, de modo equivocada, é o quinto erro da área de comunicação do Estado, que também errou recentemente com informes em Canarana, causando transtornos aos habitantes, aos gestores e equipes de profissionais.

PESQUISA ESTRANHA

Durante a live o prefeito e a secretária de saúde Dulce Barreto, falaram também a respeito de uma equipe que estaria realizando uma pesquisa fruto de uma ação investigativa do Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade de Pelotas, do Rio Grande do Sul, sobre o impacto da pandemia na vida das famílias.

Dulce Barreto, secretária de saúde de Irecê - Print da live - 16/05 - sábado

Segundo foi levantado, os supostos pesquisadores, em uma equipe de 12 pessoas, oriundas de São Paulo, estariam fazendo a pesquisa de interesse público, mas com práticas metodológicas equivocadas, “diria até mesmo irresponsável”, disse o prefeito Elmo.

A secretária de saúde ressaltou que a equipe epidemiológica de Irecê adotou as providências em tempo hábil, proibiu a circulação dos pesquisadores no município, que foram mantidos recolhidos em um hotel da cidade, até que os trabalhos foram suspensos e os pesquisadores foram embora.

A relação das pessoas abordadas pelos pesquisadores, cerca de 40 entrevistados, estão sendo identificados, contatados e orientados à adoção de procedimentos preventivos, e, em caso de qualquer mal-estar, contatar o órgão de saúde para a devida assistência.

Por fim, o prefeito lamentou os equívocos comunicacinais, compreendendo que a situação de emergência e transtornos pelos quais todos estão vivendo é compreensível. Ao encerrar o prefeito afirmou que os critérios de restrições serão os mesmos do último decreto, pela confiança que está tendo nos bons empreendedores. Mas chamou a atenção para aqueles que insistem em desobedecer. "Para os que não estão cumprindo as normas, determinei a vigilância para adotar as providência administrativas e se for necessário, cassar o alvará de funcionamento", disse, citando com exemplo uma igreja que estaria funcionando com uso indevido de equipamento sonoro, a qual está na mira da fiscalização.

Dulce encerrou prestando uma homenagem aos profissionais da área de enfermagem, técnicos e enfermeiros, pelo excecpcional trabalho que vem desenvolvendo na promoção da saúde da população. O prefeito também fez homenagem, ao gari, que neste dia 16, celebra o seu dia.