ELEIÇÕES 2020

Dr. Afonso termina o ano consolidando seu favoritismo como pré-candidato a prefeito de Ibititá

Cultura&Realidade - 31 de Dezembro de 2019

file-2019-12-31202437.883533-AFOb666ba96-2c24-11ea-b070-f23c917a2cda.jpg

"Nilvinha de Canoão" e Dr. Afonso disputam a prefeitura de Ibititá - Fotos: Das redes sociais dos pré-candidatos

Afonso e Nilvinha crescem 4 pontos com relação à pesquisa de outubro. Afonso vai a 55% e Nilvinha a 32%

A consolidação da pré-candidatura de Afonso Mendonça, advogado que disputou pela oposição, contra Cafu Barreto nas eleições de 2016, e que neste momento assume o favoritismo nas disputas de outubro próximo, tem levado o atual prefeito a diversas manobras políticas, visando restabelecer a capacidade competitiva do seu grupo, ao tempo que investe todas suas articulações para manter a sua prima, Nilva Barreto, como candidata do grupo.

A sua determinação em ter “Nilvinha de Canoão” como sua sucessora, tem levado Cafu a importantes perdas. Recentemente brigou com um importante aliado, o médico Dr. Raul Machado, genro do seu amigo Birinha, prefeito de Uibaí, com quem tinha relações contratuais e políticas. Dr. Raul anunciou a sua pré-candidatura pela terceira via.

Na semana passada, foi a vez do vice-prefeito Artur José de Oliveira Filho, o “Arturzinho da Mata” deixar o grupo, manifestando discordâncias com a administração nas áreas dos serviços sociais e de saúde e especialmente a falta de atenção com as pessoas do município.

“Arturzinho” anunciou apoio ao pré-candidato Afonso Mendonça.

Em consulta realizada nestes dias 30 e 31, a pedido da Vitória Serviços Ltda, a C&R Pesquisas, do site Cultura&Realidade entrevistou 738 pessoas, as quais revelaram as intenções de votos  da sede e comunidades rurais do município no último dia desse ano e véspera da entrada do ano em que haverá eleições municipais em todo o Brasil.

Dentre outras informações coletadas, a pesquisa realizou dois confrontos diretos, em modo estimulado, visando aferir as intenções de votos entre Dr. Afonso e Nilvinha, bem como, verificar os índices de rejeição de ambos.

INTENÇÕES DE VOTOS - No resultado geral, 55% dos entrevistados pretendem votar em Dr. Afonso e 32% em “Nilvinha do Canoão”. Os que não quiseram ou não souberam responder, somam 13%. Este resultado aponta crescimento dos dois pré-candidatos, com relação À pesquisa realizada em outubro deste ano. Ambos subiram 4%.

REJEIÇÃO - Neste quesito, Nilvinha tem rejeição de 44% dos eleitores, enquanto Dr. Afonso é preterido por 31%. Os que não quiseram ou não souberam opinar são 25%.

A pesquisa tem 2% de margem de erro e 95% é a sua margem de confiança, sendo entrevistados eleitores da Sede e das comunidades Porteira Nova, Recife do Lino, Recife dos Cardosos, Lagoa do Leite, Pedra Lisa, Boa Vista, Lagoa das Pedras, Mato Verde, Circo e Canoão.

Da Redação, com informações da C&R Pesquisas.