file-2017-02-08175959.335653-Banner-CR-topo-notcia_22b9a9f62-ee39-11e6-aece-047d7b108db3.jpg

Cultura, Esporte e Lazer

Douradão será reaberto com Campeonato de Futebol, depois de mais de quatro anos parado

Rodrigo de Castro Dias - 13 de Junho de 2017 (atualizado 19/Jun/2017 15h07)

Estádio receberá o Campeonato Ireceense de Futebol nesta semana.

Foto: estádio municipal Douradão está sendo recuperado para atividades esportivas (Divulgação/Prefeitura de Irecê)

Foto: estádio municipal Douradão está sendo recuperado para atividades esportivas (Divulgação/Prefeitura de Irecê)

Redação Cultura&Realidade

Após mais de quatro anos sem ser realizado, o Campeonato Ireceense de Futebol está de volta. O evento esportivo, realizado pela Prefeitura de Irecê, através da Secretaria de Esporte e Lazer, acontece nesta quinta-feira (15) e vai reunir 18 equipes, envolvendo diretamente mais de 500 atletas. Os jogos serão no Estádio Municipal Joviniano Dourado Lopes, o Douradão, cuja reforma está em fase final de conclusão, e será devolvido aos moradores.

“Irecê sempre foi um grande polo esportivo, com grandes atletas. Esse campeonato tem o objetivo de valorizar o esporte local, que não recebeu o devido cuidado nos últimos quatro anos”, destaca o secretario municipal de Esporte e Lazer, Valderi Carvalho.

Já nesta quinta-feira acontecem os jogos entre as equipes Baixão de Zé Preto x Colo Colo do Achado, às 09h; e Astro Vila x Catuense de Itapicuru, às 15h30. No sábado, a disputa será entre os times Adric x Bahia de Irecê, às 15h30.

Para Valderi Carvalho, a realização do campeonato possibilita não apenas o resgate do futebol de campo ireceense e a promoção do esporte e lazer, mas também geração de emprego e o distanciamento dos jovens das drogas e da criminalidade. “A Prefeitura de Irecê acredita no desenvolvimento do esporte local. Esse incentivo é uma forma de apoiar o que consideramos uma fonte de saúde e entretenimento", avalia. "Com isso, queremos estimular não só o desporto, mas também ajudar na melhoria da qualidade de vida de toda a nossa gente", finaliza.

Futebol em Irecê - O Estádio Municipal Joviniano Dourado Lopes possui capacidade para 6.000 pessoas e foi o local onde o Aliança Esporte Clube mandava suas partidas. O clube ireceense já disputou competições a nível estadual, tendo como ápice esportivo o vice-campeonato da 2º Divisão do Campeonato Baiano, em 1997. Na ocasião o Camaçari Esporte Clube foi o campeão, tendo como prêmio o acesso a elite do futebol estadual.

Em anos recentes, o estádio passou por períodos de completa inatividade, tanto pelo declínio do principal clube da cidade quanto pela falta de interesse geral pelo futebol profissional. Entre 2007 e 2009 o Douradão passou por uma reforma, orçada na época em R$ 150 mil. Apesar da reforma, em anos seguintes o estádio chegou a ficar completamente abandonado, como entre 2010 e 2011. Nos últimos anos, o equipamento esportivo foi utilizado apenas esporadicamente. 

divulgação do campeonato ireceense de futebol 2017 pela prefeitura de irecê

Com informações da Prefeitura de Irecê