CORONAVÍRUS

Diocese de Irecê suspende diversas atividades religiosas por conta do Coronavírus

Cultura&Realidade - 18 de Março de 2020

file-2020-03-18105542.205929-WhatsApp_Image_2020-03-18_at_10.51.39_1282c5784-6920-11ea-8fae-f23c917a2cda.jpg

Dom Tommaso decretou a suspensão das Santas Missas e Cultos Dominicais - Foto: Ilustração

Toda a comunidade diocesana, sob a gestão do Bispo Dom Tommaso Cascianelli, se encontra, desde o final da tarde desta terça-feira, 17, com ações religiosas restritas, com a finalidade de contribuir com a minimização da proliferação do Coronavírus. 


Após ouvir seus pares, de todas as paróquias espalhadas por dezenas de municípios, Dom Tommaso decretou a suspensão das Santas Missas e Cultos Dominicais, com participação popular, eventos diversos, como procissões, catequese, reuniões, confraternizações, shows, louvores e vias-sacras.
Também estão impedidas temporariamente, a realização de dos Sacramentos do Batismo, Crisma e Matrimônio, além das confissões.


Com relação a Eucaristia, diz o decreto, o sacerdote deve celebrar a Santa Missa sem a presença do povo, situação prevista no Direito Canônico e no Missal Romano, e orienta para que celebre diariamente.
O documento determina ainda que “as paróquias que tem disponibilidade de rádio e/ou meios de transmissão ao vivo pela internet, incentivem a participação por esses canais, acentuando o espírito de fé e piedade iguais com se estivessem numa celebração presencial”.


Quanto ao Sacramento da Unção dos enfermos,  decreto orienta que “cada sacerdote fará o discernimento para cada visita e, aceitando o convite, deverá estar certo das medidas de segurança (higienização, máscaras, pouca concentração de pessoas).”


Da Redação