file-2017-02-08175959.335653-Banner-CR-topo-notcia_22b9a9f62-ee39-11e6-aece-047d7b108db3.jpg

Cultura, Esporte e Lazer

Dia Mundial do Rock em Irecê contou com shows grátis e celebração de comunidade amante do gênero

19 de Julho de 2017 (atualizado 21/Jul/2017 17h14)

Foto: organização do Dia Mundial do Rock

Foto: Organizadores do Dia Mundial do Rock em frente ao Beco do Rock (Divulgação)

Redação Cultura&Realidade - Por Alles Alves

Fãs de rock'n roll de Irecê e região puderam, neste último sábado (15), curtir em grande estilo um dos gêneros mais populares do mundo. A comemoração do Dia Mundial do Rock, promovido pela Comunidade Rock de Irecê e Região (CRI), Irecê Rock Clube e Movimento Rock de Irecê. A celebração aconteceu em frente ao Johnny Rock Bar, na rua Aristides Moitinho, próximo a Praça do Feijão, e reuniu centenas de apreciadores do gênero.

As músicas ficaram por conta dos shows das bandas Steel Fist de Jacobina, a atração principal da noite além de DWS de Xique-Xique e as bandas ireceenses: Trinity, Jack Buffalo Head e Legacy of the Dead.

Comunidade Rock de Irecê e Região – A CRI foi fundada em 2012 como uma entidade para agregar amantes do gênero. Presidida pelo publicitário Roberto Junior, a comunidade já tem uma carreira estabelecida na região, produzindo eventos públicos e festas privadas. Todos os anos além do Dia Mundial do Rock ocorrem o IMN - Irecê Metal Night e o IRF - Irecê Rock Festival cujo intuito é estimular a formação de novos grupos e compositores de modo a manter a chama do movimento ativa.  A comunidade online no Facebook conta com mais de três mil participantes ativos.

Dia Mundial do Rock - O dia 13 de julho é uma data simbólica na história do rock ao redor do mundo. Neste dia, em 1985, aconteceu simultaneamente nos Estados Unidos e na Inglaterra o Live Aid,  um megaevento fundado para ajudar a erradicar a fome da Etiópia. Apesar disso o Dia Mundial do Rock é apenas comemorado no Brasil desde meados da década de 1990, outros países não têm datas especificas para comemorar o dia.

Em Irecê, o primeiro evento ocorreu em 2002 de uma forma pequena para que a data não passasse em branco. Hoje, ganhou amplitudes regionais e já faz parte da agenda cultural da cidade. Neste ano, pela primeira vez, os shows ocorreram na rua, no local batizado de Beco do Rock, antes era feito em propriedades privadas ou em ambientes regulados, como praças.