ESPORTES

Desportistas de Irecê comemoram notícia de um complexo esportivo para a cidade

Cultura&Realidade - 21 de Dezembro de 2019 (atualizado 21/Dez/2019 13h07)

file-2019-12-21125309.852910-Sem_titulo-1fc8b8c36-2409-11ea-b070-f23c917a2cda.jpg

Valdinei, com os filhos João Vítor e Gabriel, nos preparativos para a final do mundial - Foto: Ilustração


Um dos líderes das atividades esportivas em Irecê e um dos fundadores da Liga Ireceense de Esportes de Quadra, Valdinei de Oliveira Barros não conseguiu esconder a alegria com a notícia publicada no Diário Oficial deste sábado, 21. “Sem dúvidas alguma, nossa cidade, que é uma referência em diversas modalidades esportivas só tem a comemorar, agora com a expectativa de que a obra de fato aconteça e no mais breve espaço de tempo”, comentou.


O manifesto se deve ao fato de que a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) implantará 20 Complexos Poliesportivos e Educacionais, com infraestrutura para a prática das diferentes modalidades esportivas e equipamentos como ginásio de esportes, piscinas, campos de futebol e pista de atletismo, dentre outros. A licitação para a implantação dos primeiros cinco complexos foi publicada, neste sábado , no Diário Oficial do Estado e contemplará os municípios de Irecê, Riachão do Jacuípe, São Gonçalo dos Campos, Jequié e Conceição do Coité.

Projeto para ser construído em Irecê. - Foto: Divulgação

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, afirmou que os Complexos Poliesportivos e Educacionais têm um grande significado para a aprendizagem dos estudantes baianos. "O espaço é uma oportunidade de interação de práticas esportivas e culturais, envolvendo toda a comunidade. Isto fortalecerá nossas ativdades voltadas às políticas para a juventude e a Educação Integral, além de reforçar a importância do regime de colaboração com os municípios que poderão utilizar os complexos como local para torneios, competições e eventos, mobilizando a rede estadual e municipial e a população em geral", destacou.

CONTINUE A LEITURA APÓS O ANÚNCIO

A iniciativa é mais uma ação do Governo do Estado, por meio da SEC, para requalificar a infraestrutura de educação, esporte, lazer e cultura, disponibilizando equipamentos com moderno padrão aquitetônico e fortalecendo a prática esportiva, artística e cultural no currículo escolar. Além da rede estadual, os complexos atenderão aos estudantes das redes municipais e particular, e a comunidade.

Esta iniciativa vai ao encontro dos Planos Nacional e Estadual de Educação, que têm como meta a ampliação da jornada escolar e de tempo integral.
Como parte deste processo, a partir de 2020, 60 novas escolas serão construídas na capital e no interior. Intervenções também continuarão sendo realizadas nas unidades escolares já existentes, através de manutenções e reformas.

Da Redação, com informações da Ascom-SEC