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Saúde

Conheça o poder nutricional da banana nas diferentes fases da sua maturação

Cultura&Realidade - 26 de Novembro de 2018 (atualizado 26/Nov/2018 16h59)

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As bananas são originárias do sudeste da Ásia são atualmente cultivadas em praticamente todas as regiões tropicais do planeta. Foto: Divulgação

O Território de Irecê, por conta do Perímetro Irrigado de Mirorós, implantado com águas da barragem Manoel Novais, em Ibipeba, notabilizou-se, também, pela exportação de toneladas de bananas para diversas regiões do Brasil. Com a crise hídrica na barragem, a área de produção foi reduzida à metade, por conta da prioridade para o consumo humano via embasa.


O perímetro chegou a cultivar até a pouco tempo, 1.580 hectares, produzindo cerca de 55.300 toneladas de banana por ano. Atualmente, a área foi reduzida a pouco mais da metade: 987 hectares. Muitas famílias abandonaram os lotes e outras estão subutilizando, por falta de condições para se deslocar.


PROBLEMAS À PARTE, vamos falar de algo que poucos sabem sobre a banana, do ponto de vista nutricional. 


As bananas são a cobertura perfeita para a sua aveia, e têm um gosto incrível misturadas com morangos em um smoothie. Mas você sabia que a cor das bananas que você come tem efeitos diferentes para a saúde?


As bananas são uma ótima fonte de potássio, quase todo mundo sabe disso, e elas fornecem nutrientes e vitaminas que seu corpo precisa. Mas cada cor de banana, de verde vibrante a escuro e com pintas, oferece seus próprios benefícios para a saúde.


Vamos descobrir quais são!


 1. Bananas Verdes
Se estiver tendo problemas com açúcar no sangue, as bananas verdes conseguem ajudar. Elas têm um baixo índice glicêmico, então são um lanche simples para aqueles que precisam monitorar seus níveis de açúcar no sangue. As bananas verdes também ajudam a prevenir e tratar a diarreia, por isso coma uma destas na próxima vez que estiver com problemas no banheiro.


2. Bananas Amarelas Esverdeadas
Essas bananas são ótimas para reduzir desejos, já que as bananas jovens e verdes saciam a fome por mais tempo. Elas também ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue saudáveis. As bananas amarelas esverdeadas também estão cheias de fibras, então elas ajudam a manter você estável e são benéficas para as boas bactérias que vivem em seu corpo.

3. Bananas Amarelas Rijas 
Para a maioria das pessoas, é a banana ideal. A pele descasca facilmente e não é nem muito doce nem mole. Nossos corpos são capazes de digerir melhor essa banana, e os antioxidantes em uma banana totalmente amarela ajudam a proteger contra doenças.


4. Bananas Com Pintas Escuras
Esta banana também contém antioxidantes cruciais e é útil até mesmo para pacientes que estão lutando contra tumores. As manchas marrons na banana podem ajudar a quebrar células anormais no corpo que são conhecidas por causarem câncer. No entanto, esta variedade de banana é muito mais doce do que as outras, por isso evite comer bananas passadas se precisar controlar os seus níveis de açúcar.  


5. Bananas Marrons
As mais moles e doces do cacho, as bananas marrons são ricas em triptofano, que reduz o estresse e ansiedade. Também são ricas em nutrientes que ajudam na saúde dos músculos e ossos. Então, da próxima vez que estiver se sentindo sobrecarregado ou precisar de um bom lanche pós-treino, considere um lanche de banana marrom!


Agora que você sabe como cada banana afeta seu corpo, você acha que vai escolher o nível de maturação certo para você?


Da redação, com informações do Blog APost