TEMPO

Chuvas na região de Irecê, até o momento, de 8 a 130mm. Veja previsão para o final de semana

Cultura&Realidade - 03 de Janeiro de 2020 (atualizado 04/Jan/2020 10h15)

file-2020-01-03180805.281117-chuvass2278754a-2e6d-11ea-9b89-f23c917a2cda.jpg

Água intensa sob a ponte do rio Traíras, em Uibaí - Foto: Ilustração

Com variações entre 8mm e 130mm de precipitações pluviométricas, chove na maioria das comunidades da região de Irecê, com registros em todos os municípios, porém,  algumas localidades ainda sem molhação, até o final da tarde desta sexta-feira.

Na pista paralela aos acessos do município de Presidente Dutra, é bastante intensa a enxurrada que até o início desta tarde transbordava sobre a pista que liga o município à cidade de Uibaí, causando temor aos motoristas que circulam por aquele trecho.

Em Traíras, no município de Uibaí, também é intensa a força das águas que passam sob a ponte “Traíras”, que interliga o município a Central.

Ainda em Uibaí, o histórico banheirão, recuperado por movimentos sociais ambientalistas articulados pela UMBU – União Municipal em Benefício de Uibaí, com apoio da Prefeitura em 2014, também transborda neste momento, com forte carga de água que desce das serras, uma cena que a muito não se via.

 

Agricultores da região comemoram. “Graças a Deus, muita chuva em minha roça. Ontem foram 95mm e esta noite 22mm, somando 117mm”, comemorou o irrigante Arlei Neiva. O agricultor e vereador em Ibititá, Ismael Barreto também festeja: “18mm aqui na Fazenda Curral, em Canoão”, disse.

Para os produtores, as chuvas são importantes para as culturas cultivadas em regime de sequeiro, como milho, sorgo e mamona, bem como para alimentação para os animais e mais que isso, a retroalimentação do lençol freático, fortalecendo o estoque aquífero dos poços que estão em atividade e reativam outros, afetados pela demanda em tempos de estiagem.

PREVISÃO PARA FINAL DE SEMANA

Para a cidade de Irecê, a previssão é de 25mm para este sábado e 15mm no domingo.

Mais detalhamentos climáticos para os municípios da região de Irecê, no site www.climatempo.com.br

Da Redação