Cultura, Esporte e Lazer

Cavalgadinha vai reunir pais e crianças nas principais ruas de Irecê, neste sábado, 12

Cultura&Realidade - 10 de Outubro de 2019 (atualizado 10/Out/2019 11h38)

file-2019-10-10113403.805357-GILMARA01f165a6-eb6b-11e9-b6ac-f23c917a2cda.jpg

Gilmara Mota, organizadora da 1ª Cavalgadinha Cavalo de Pau - Foto: João Gonçalves

A cidade de Irecê vai ser palco neste sábado, 12, Dia das Crianças, de uma programação cultural inusitada para os tempos de efervescência da revolução tecnológica. A promotora de eventos e ativista sociocultural, Gilmara Mota, mobilizou escolas da rede municipal de ensino, escolas particulares, escola Fundação Bradesco e a creche Lions Clube, para a 1ª Cavalgadinha Cavalo de Pau de Irecê.

“A ideia surgiu da carência de atividades públicas envolvendo as famílias no dia das crianças”, explica Mota, que é turismóloga. Ela disse, durante visita à redação do Cultura&Realidade, na manhã desta quinta-feira, 10, que buscou apoio da prefeitura, encontrando acolhida no Meio Ambiente, Educação, Indústria e Comércio, Assistência Social, Cultura, Esporte e STM-Superintendência de Trânsito do Município.

Gilmara informou que tem sido uma experiência fabulosa, especialmente por sentir o envolvimento dos professores, crianças e pais na fabricação dos brinquedos. “É um evento que terá como protagonistas as crianças e seus pais. Vamos reunir as famílias em uma grande brincadeira de entretenimento e resgate dos brinquedos e brincadeiras populares”, afirmou.

Ainda de acordo com a idealizadora do evento, “a ação vai fortalecer os vínculos familiares e promover novas concepções do coletivo comunitário, das brincadeiras que podem disputar a atenção das crianças à ferocidade dos equipamentos eletrônicos”, salienta.

Outro aspecto que Gilmara aponta como importante, é a concepção de refletir a proteção dos animais nas cavalgadas convencionais de adultos, bem como discutir a grade musical envolvida nos eventos, onde promove a ideia da mulher objeto. “Precisamos atuar na formação de uma nova consciência de proteção aos animais e na promoção de valorização da mulher, como ser que é parte das relações sociais qualificadas. A propagação da mulher objeto, focada na ênfase da sua sexualidade, é algo a ser superado”, diz.

ROTEIRO

Com mini trio e o trenzinho da alegria animando a garotada, a cavalgadinha está marcada para ter início com a concentração às 9h, no Terminal Rodoviário de Irecê e saída às 9h30. O roteiro passa pela Av. Adolfo Moitinho, Praça do Feijão, contornando pela Praça da Caixa Econômica Federal/Banco do Brasil, retornando pela Av. Caraíbas, para o portal principal da FERNACC.

MAIS INFORMAÇÕES

Ascom/Gilmara Mota –074-99914-4044