Irecê e Região

Caso de Covid-19 em Presidente Dutra é um alerta. Também, ônibus clandestinos são interceptados em Irecê

Cultura&Realidade - 11 de Maio de 2020

file-2020-05-11120830.564913-onibus46392628-9399-11ea-b070-f23c917a2cda.jpg

Transporte clandestino continua atuando. Os que são interceptado são poucos diante do movimento. O flagrante aí foi em Lapão - Foto: Divulgação

O caso de Presidente Dutra expõe para toda a região de Irecê uma realidade que muitas pessoas ainda não deram conta: o coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19) vai chegar em todos os lugares. É uma questão de tempo. STM de Irecê apreende ônibus em situação irregular, que trazia passageiros de São Paulo e PM recambiou um que vinha de Minas Gerais para São Gabriel, em modo clandestino.

 

Da Redação I Cultura&Realidade

A secretária de saúde e coordenadora do Comitê de Crise Covid-19, em Presidente Dutra, Grazia Novaes, amanheceu o dia de hoje concedendo entrevistas às emissoras de rádio da região, para esclarecer sobre o primeiro caso positivo para coronavírus/Covid-19, naquele município.

“Após mais de 2 meses de intensas atividades, sem que ocorresse sequer casos suspeitos, e mesmo lidando com problemas de saúde o tempo todo, confesso que a gente toma um baque quando a notícia da infecção chega em nossa área de atuação. Mas temos de continuar a batalha para conter a infestação e proteger as famílias das nossas comunidades" destaca a secretária.

Este manifesto de Grazia conta muito do sentimento das pessoas de um modo geral, quando descobre que o vírus está mais perto que se imagina. Em Presidente Dutra, as equipes de saúde tem atuado firmemente para monitorar a circulação de pessoas e proteger as comunidades.

Barreiras sanitárias, monitoramento do fluxo de pessoas que chegam de localidades suspeitas, desinfecção das áreas de maior movimentação de pessoas, gestão das atividades econômicas não essenciais, com restrições especiais às áreas de educação. Mas não teve jeito, o vírus chegou.

A notícia foi dada ontem em primeira mão pelo store da página oficial de Facebook da Prefeitura e em seguida por nota oficial do Comitê de Crise. O paciente, de aproximadamente 40 anos, teve a confirmação depois de uma análise laboratorial de material. Tudo leva a crer que o mesmo foi infectado em uma das suas viagens a Salvador. Ele é motorista de caminhão que transporta hortigranjeiros para a capital do Estado.

Segundo informações da secretaria de saúde, o paciente se encontra em isolamento residencial, seu quadro é estável e todos os seus contactantes, identificados e em monitoramento, sem riscos para a comunidade.

ALERTA GERAL

O caso de Presidente Dutra expõe para toda a região de Irecê uma realidade que muitas pessoas ainda não deram conta: o coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19) vai chegar em todos os lugares. É uma questão de tempo. 

Então pergunta-se porque o isolamento social com tanto sacrifício econômico? Esta estratégia se revelou a mais eficiente do mundo para reduzir o número de mortes. A tática visa desacelerar a infestação. Os sistemas de saúde pública e privada, em todo o mundo, não são capazes de suportar a atendimento de todas as pessoas contaminadas e em crise respiratória ao mesmo tempo. 

Com o isolamento, reduz-se a velocidade da contaminação, oferecendo aos profissionais de saúde e às estruturas existentes, maior oportunidade de salvamento, morrendo então, menos pessoas.

TRANSPORTE CLANDESTINO

Em vários grupos de comunicação por aplicativos, verifica-se intensa movimentação de transportes clandestinos de passageiros, que estão desviando de barreiras sanitárias, aportando nos municípios do Território de Irecê.

Muitas pessoas que se deslocam de cidades reconhecidamente em situação de emergência, em razão de contaminação comunitária, continuam chegando, o que exige das autoridades locais maior rigor no monitoramento.

Alguns ônibus clandestinos, inclusive com pneus em péssimas condições de trafegabilidade, pondo em riscos a vida dos passageiros, tem sido barrados em Irecê, sendo guiado por policiais, até sua comunidade final de destino e os passageiros e motoristas encaminhados à vigilância epidemiológica. Alguns, pelas irregularidades com as normas de trânsito, estão sendo recolhidos para o pátio da STM – Superintendência de Trânsito Municipal.

 

Ônibus clandestino, que partiu de Minas Gerais, com pneus em péssimas condições, foi apreendido pela STM e encaminhado para o pártio municipal - Foto: Divulgação

O da foto, estava com passageiros de vários municípios. Na imagem, passageiros desembarcando em Lapão, na beira da pista. Tinha também passageiros de Irecê e outras. Passou por Irecê recambiado pela Polícia Militar até São Gabriel, onde foi entregue à barreira sanitária local, que já aguardava. Os passageiros foram identificados, tiveram temperatura verificada, e encaminhados para suas casas para cumprimento de quarentena, sob observação das equipes de saúde.

ônibus com passageiros de São Paulo para São Gabriel, recambiado pela PM de Irecê e entregue à barreira sanitária de São Gabriel. Passageiros estão monitorados - Foto: Divulgação

 

O da foto abaixo, atuando também clandestinamente, estava com pneus sem nenhuma condição de uso. "Os pneus estavam em total impossibilidade de uso, oferecendo elevado risco à vida das pessoas", disse o Superintendente de Transito de Irecê, Ronaldo Miron.

Ele alertou que, juntamente com apoio de estruturas rodoviárias estaduais, está monitorando, na medida do possível, o tráfego de passageiros por veículos clandestinos. "Queremos reduzir esta prática, mas não é fácil, pois os próprios usuários e seus familiares, contribuem para isso, inclusive abrindo outra rede de negócios clandestinos, pois pessoas com veículos pessoais, estão fazendo o serviço de táxi e transporte coletivo regional, colocando em risco a saúde pública da região", disse.