CHAPADA

Campanha de segurança é realizada nas redes sociais pelo parque nacional da Chapada Diamantina

Cultura&Realidade - 02 de Janeiro de 2020

file-2020-01-02100721.472295-okcfcf109a-2d60-11ea-b070-f23c917a2cda.jpg

A equipe gestora do PNCD elaborou uma campanha com as principais dicas para ninguém correr riscos desnecessários - Foto: Ilustração

O Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD) possui dezenas de atrativos entre cachoeiras, rios, poços, morros e grutas. Com a chegada da alta temporada, os riscos de acidentes aumentam e visando conscientizar os visitantes, a equipe gestora do PNCD elaborou uma campanha com as principais dicas para ninguém correr riscos desnecessários no ambiente natural e ainda preservar a biodiversidade.

Entre as dicas estão as cinco regras básicas. Planejar o passeio, nunca sair sozinho, conferir a previsão do tempo, conhecer os próprios limites, levar água e comida suficiente.

Conforme as recomendações é sempre importante se informar sobre o local a ser visitado, como sua distância, presença de água potável e o grau de esforço físico exigido. De acordo com os dados, apesar de atividades em ambientes naturais oferecerem riscos, a maioria do acidente ocorre por falhas humanas.

Lembre-se de contar com o apoio de um condutor de visitantes do local, pois além de conhecer bem a região poderá dar um suporte valioso em caso de acidentes, já que normalmente são treinados e atuam em situações assim.

Com informações do Guia Chapada Diamantina