file-2017-02-08175959.335653-Banner-CR-topo-notcia_22b9a9f62-ee39-11e6-aece-047d7b108db3.jpg

Irecê e Região

Campanha busca arrecadar mantimentos para família que teve casa incendiada

Alles Alves - 30 de Junho de 2017 (atualizado 30/Jun/2017 17h17)

Família recebe mantimentos em primeiro dia de campanha

Foto: Família recebe mantimentos do primeiro dia de campanha (GBC-BA)

Redação Cultura&Realidade - Por Alles Alves

A madrugada do dia 28 deveria ser uma noite normal para os moradores da Rua Alto Bonito, no Loteamento Félix, mas acabou se tornando um dos piores pesadelos para o Sr. Damião Silva. Ele estava visitando um vizinho por volta das 23h quando foi informado que sua casa estava pegando fogo.

A causa do incêndio foi uma vela esquecida acesa pelo filho do Sr. Damião, conta Antônio Carlos, vizinho da família. Depois disso, só viram a fumaça cobrindo o ambiente. Ajudados pelos vizinhos, os quatro moradores da casa nº 26 conseguiram salvar alguns poucos móveis e conter as chamas, mas parte da casa já estava carbonizada. O Grupamento de Bombeiros Comunitários da Bahia (GBC-BA) só foi acionado no dia seguinte, quando se dirigiram ao local para prestar a assistência necessária.

"Estou precisando dormir na casa dos vizinhos porque ainda não tenho condições de voltar para casa", contou o Sr. Damião ao Cultura&Realidade. Parte dos móveis da cozinha e da sala foram totalmente perdidos.

Motivados pela difícil situação da família, a vereadora Meirinha (REDE), junto com o GBC-BA e amigos próximos iniciaram uma campanha para arrecadar mantimentos e móveis para a família reconstruir o seu lar.

"No primeiro dia em que soube do acontecido, encaminhei a família à Secretaria de Desenvolvimento Social para que tivessem todo tipo de suporte que a Lei pudesse providenciar. Porém há elementos emergenciais como roupas, moveis e utensílios em geral que eles necessitam imediatamente", apontou Meirinha. A campanha é movimentada através das redes sociais e pelo WhatsApp para conseguir o máximo de produtos possíveis.

As doações podem ser feitas no endereço do Sr. Damião, que se encontra na Rua Alto Bonito, número 26. Ainda falta cobrir o conserto da geladeira, mesa e cadeiras e conserto na estrutura de cobertura da casa.

Incêndios - A tragédia que acometeu o Sr. Damião não é a primeira em Irecê. Segundo o GBC-BA, apenas este mês o grupamento já foi acionado três vezes para conter incêndios em diversos locais da cidade.

Um deles ocorreu durante o período dos festejos de São João, no dia 25, nos fundos da empresa Deon Tratores, na Rua Caetano Moura, próximo ao Ginásio de Esportes. O incêndio não chegou a destruir o local, mas afetou uma grande parte da área externa e alguns equipamentos.

GBC-BA em combate a incêndio

Foto: incêndio no fundo da empresa Deon Tratores, em Irecê, sendo combatido (Divulgação/GBC-BA)

Poucos dias antes, no dia 20, outro incêndio, desta vez causado por um curto-circuito na rede elétrica, devastou uma residência no Bairro Alto do Moura. A casa teve perda total e a família precisou se mudar para João Dourado com a esperança de um recomeço.

LEIA TAMBÉMIncêndio destrói casa no bairro Alto do Moura, em Irecê