file-2017-02-08175959.335653-Banner-CR-topo-notcia_22b9a9f62-ee39-11e6-aece-047d7b108db3.jpg

Festival Gastronômico Paladares do Sertão

Câmeras e Cicom vão ajudar a combater a criminalidade em Irecê

Cultura&Realidade - 25 de Setembro de 2017

file-2017-09-25095131.796726-ci414eb03a-a1f0-11e7-97a4-f23c917a2cda.jpg

Centro Integrado de Comunicações vai eficientizar os serviços de combate ao crime – Foto: Divulgação/PM-BA

Tem se revelado bastante eficiente o uso da vigilância eletrônica como forma de monitorar os espaços públicos, de modo a identificar vândalos e criminosos que atentam contra a vida e o patrimônio das pessoas. Em razão disso, muitos municípios tem investido na implantação de câmeras de segurança, o que tem ajudado às polícias nos serviços de segurança pública. Para fazer melhor uso deste sistema, será inaugurado hoje em Irecê, o Centro Integrado de Comunicações, que vai dar maior celeridade às polícias no combate à criminalidade.

O Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura, atendeu a uma demanda antiga com a inauguração do Centro Integrado de Comunicações (Cicom), que unificará as chamadas de emergência dos municípios da região por meio de uma central, integrando o atendimento dos serviços de emergência 190 (Polícia Militar) e 197 (Polícia Civil) e, posteriormente, 193 (Bombeiros). A solenidade acontece às 13hs, na sede do Cicom, no 7º Batalhão da Polícia Militar, e contará com a presença do governador Rui Costa, da Presidente do TJBA, Maria do Socorro, do Pres. da ALBA, Dep. Angelo Coronel, além de prefeitos da região, que já se encontram em Irecê, para o ato.

De acordo com o prefeito Elmo Vaz, o Cicom recebeu investimento de R$ 1,5 milhão, e vai possibilitar a união de todas as forças de segurança e equipamentos públicos, para, em eventuais crises, agirem em conjunto. “Essa é uma ação fundamental de segurança pública, e que vai beneficiar todos os municípios da região”.

O coordenador do Cicom, capitão Josemar Guimarães, explica que o Centro também vai ajudar no monitoramento do trânsito da cidade, em conjunto com a Coordenadoria de Trânsito e Transportes (CMTT), e auxiliar o SAMU em suas ocorrências diárias, combatendo os trotes que prejudicam os serviços. "As chamadas feitas para os serviços instalados no Cicom passarão a ser recepcionadas pelos atendentes do Centro Integrado, e a partir disso as viaturas poderão ser acionadas por rádios em diversos pontos da cidade", afirmou.

Outra ação importante para o município é a ampliação e modernização da Central de Videomonitoramento, feita pela Prefeitura de Irecê, que vai auxiliar na segurança pública da cidade, a qual ficará sob a gestão da Polícia Militar. “Esse aparelho integra diversas câmeras, espalhadas em vários pontos da cidade, e vai contribuir diretamente no combate de práticas ilícitas como vandalismo, assaltos, acidentes de trânsito, dentre outras ocorrências", explica Elmo Vaz. “O Cicom e o Videomonitoramento passam a ter um papel fundamental no dia a dia das polícias para o combate à violência e redução da criminalidade, graças à ajuda de tecnologia de ponta, e em breve vamos integrar esse sistema com os demais municípios da região".

 

Da Redação, com informações da Ascom/PMI