file-2017-02-08175959.335653-Banner-CR-topo-notcia_22b9a9f62-ee39-11e6-aece-047d7b108db3.jpg

Cultura, Esporte e Lazer

Barro Alto: quilombo de Volta Grande celebra produção de videodocumentario que conta a historia da comunidade

01 de Fevereiro de 2017 (atualizado 29/Jun/2017 17h48)

Quilombo de Volta Grande, em Barro Alto, celebra produção de videodocumentario que conta a historia da comunidade

Foto: Uilson Viana

Por Uilson Viana

Aconteceu neste ultimo final de semana (28 e 29), na comunidade quilombola de Volta Grande de Barro Alto, o lançamento do documentário: Quilombo de Volta Grande – uma historia de resistência e organização comunitária. O evento, organizado pela Associação dos Remanescentes de Quilombos, reuniu aproximadamente 500 pessoas, entre associados, moradores  e visitantes das diversas comunidades do município.

Fundação da comunidade, trabalho em mutirão e poéticas orais. Estas são algumas das histórias que compõem o documentário e que são contadas por moradores, lideranças locais e pesquisadores, e é fruto de um árduo trabalho que deu inicio no mês de novembro com atividades formativas, seminários, oficinas e gravações.

Elas fizeram parte de um projeto apoiado pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), que leva visibilidade às expressões de identidade quilombola e as diversas experiências executadas na comunidade voltadas para o empoderamento local e a redução da pobreza, a exemplo da cozinha comunitária, dos canteiros econômicos e das hortas orgânicas. Na manha de domingo (29), aconteceu o seminário de encerramento do projeto com a presença dos associados, entidades parceiras e comunidades convidadas. 

A associada Adalgiza Rosa Ramos, ao falar dos momentos de reuniões e seminários, avaliou que “foi muito bonito ver todo mundo junto e a comunidade reunida”. Já Jose Joaquim Sodré Ramos, membro do conselho fiscal da associação, considerou que os momentos de intercâmbio foram muito importantes pois proporcionaram o acolhimento de pessoas de outras comunidades que vieram conhecer as experiências desenvolvidas em Volta Grande.

O momento de avaliação do projeto envolveu a participação de todos os presentes num dialogo em círculo, onde promoveram a participação espontânea dos presentes. Ao final a equipe do projeto fez uma apresentação dos resultados, objetivos e das etapas do projeto. Além do projeto, o seminário serviu para discutir questões como o processo de certificação da produção orgânica, apresentado pela presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Ivanete Rodrigues, bem como a avaliação do trabalho de beneficiamento desenvolvido na cozinha comunitária por jovens e mulheres. Questões estas norteadas por dentro dos objetivos do projeto em discussão.