file-2017-02-08175959.335653-Banner-CR-topo-notcia_22b9a9f62-ee39-11e6-aece-047d7b108db3.jpg

Irecê e Região

Bancos não recebem pagamentos nesta segunda; situação para os próximos dias ainda é indefinida

20 de Março de 2017 (atualizado 27/Jun/2017 17h31)

A rede bancária de Irecê funcionará de forma limitada hoje, com expectativa de extensão para os próximos dias. Bancos de municípios da região também tiveram que se ajustar

Foto: demais bancos de Irecê, como o Bradesco, não recebem dinheiro nesta segunda. Situação pode se estender pelos próximos dias (Pascoal Ferreira)

Foto: demais bancos de Irecê, como o Bradesco, não recebem dinheiro nesta segunda. Situação pode se estender pelos próximos dias (Pascoal Ferreira)

Redação Cultura&Realidade 

O ataque a agência do Banco do Brasil, ocorrido na madrugada desta segunda-feira (30), mexeu com a rotina das demais agências bancárias que funcionam na cidade, e também com agências de outros municípios da região, que dependem do funcionamento da agência ireceense do BB, que funciona como sede regional.

Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região, Carlos Alberto, os outros bancos de Irecê - Itaú, Bradesco e Banco do Nordeste - somente farão movimentações financeiras que envolvam saída de dinheiro. Pagamentos e demais transações que gerem fluxo de caixa em favor dos bancos estão canceladas hoje - com chances da norma ser mantida nos próximos dias.                         

A agência da Caixa Econômica Federal, localizada ao lado da agência atacada pelos bandidos, só funcionará para atendimento interno, tendo cancelada todas as transações financeiras - exceto saques nos caixas eletrônicos, que estão funcionando normalmente.

A gerência regional do Banco do Brasil ainda não se manifestou sobre o ataque a agência. A expectativa é que até o final do dia o BB envie um comunicado a imprensa da região.

Rotina bancária afetada em toda a região -  A rede do Banco do Brasil na região de Irecê, que envolve também algumas cidades da Chapada Diamatina, também precisou se ajustar ao acontecimento dessa madrugada. Segundo Carlos Alberto, as agências ficaram limitadas, pois elas enviam diariamente valores para a agência ireceense. Com o fechamento desta por tempo indeterminado, novos procedimentos precisarão ser adotados. "Por enquanto, essas agências só farão atendimento contingenciado, atendendo pequenas transações", explica.   

ATUALIZAÇÃO: Clientes relataram ter conseguido pagar contas normalmente no Bradesco durante o dia. Ao menos neste banco, o funcionamento normal demonstra ter sido retomado rapidamente, ao contrário do informado pelo sindicato dos bancários.