file-2017-02-08175959.335653-Banner-CR-topo-notcia_22b9a9f62-ee39-11e6-aece-047d7b108db3.jpg

Bahia

Após repercussão, prefeitura de América Dourada abre processo administrativo para apurar uso indevido de veículo

Rodrigo de Castro Dias - 06 de Julho de 2017 (atualizado 06/Jul/2017 13h29)

Veículo da secretaria de Saúde de América Dourada carregado com cerveja

Foto: fotos publicadas nas redes sociais mostram veículo da secretaria de saúde transportando cerveja (Reprodução)

Redação Cultura&Realidade - Por Rodrigo de Castro Dias

A prefeita Rose Maria Dourado Lopes, gestora da cidade de América Dourada, anunciou no final da tarde de ontem, por meio de nota à imprensa, a determinação de abertura do processo administrativo para apurar um possível uso indevido de veículo vinculado a secretaria de Saúde municipal.

A decisão foi tomada após a repercussão de fotografias nas redes sociais, além de alguns sites e blogs da região de Irecê, que mostram o controlador interno de América Dourada, Geovan Silva Queiroz, abastecendo o compartimento de carga do referido veículo com engradados de cerveja e sacos de ração para cães.

Entenda o caso -  Ao site Sertão Baiano, o controlador se justificou afirmando que a necessidade de transportar a cerveja e a ração surgiu quando estava em missão oficial para transporte de remédios em Irecê. "Eu estava em Irecê (...) para pegar medicamentos na Casa dos Médicos, empresa fornecedora do município. Então, surgiu a necessidade de levar a cerveja para os festejos de São Pedro e a ração para alimentar o cão-vigia que toma conta das máquinas do município que estão nas margens da BA-052”, afirmou Geovan.

O servidor público explicou que o ato é fruto de "perseguição política", pois o ato de transportar os produtos gerou economia para os cofres municipais, já que a ação dispensou a necessidade de contratar transporte específico para buscá-los em outro município. O ato teria sido autorizado pelo próprio secretário de administração, segundo Geovan.

“Essa é a única pick-up à serviço do município. Se não fosse essa, teríamos que pagar o frete. Mas, nós temos zelo com a coisa pública. Realizamos o São Pedro com apenas R$ 100 mil. A menina que tirou as fotos é filha de um ex-secretário. Ela mesmo usou carro oficial para ir estudar em Salvador. O que estão fazendo é tempestade em copo d’água. (..) Em qual cidade isso não acontece?", questiona.

O controlador chegou a colocar o seu cargo a disposição, decisão recusada pela prefeita Rose Dourado. Segundo ele, a gestora pediu apenas que ele preste “esclarecimentos à sociedade”. De acordo com a reportagem do Sertão Baiano, Geovan pretende processar a autora das fotos por "por danos morais e uso indevido de imagens”.

Outra versão* - A reportagem do Sertão Baiano afirmou também que a cerveja seria, de acordo com postagens em redes sociais, para a recepção do deputado Alex de Piatã, que cumpriu agenda política visitando o povoado de Tanques (imagem do print veiculado na matéria). No entanto, não existe referência a uma eventual distribuição de cerveja na mensagem, tampouco data da postagem, o que impossibilita a verificação da veracidade do fato.

*este parágrafo foi retificado com novas informações