file-2017-02-08175959.335653-Banner-CR-topo-notcia_22b9a9f62-ee39-11e6-aece-047d7b108db3.jpg

Bahia

América Dourada/BA: Rose Dourado inova na informação dos problemas encontrados na prefeitura

22 de Janeiro de 2017 (atualizado 03/Jul/2017 16h41)

Foto: prefeita Rose Dourado expõe realidade encontrada na prefeitura, mostrando resoluções, na "Praça da Transparência" (Nara Zanelli) 

Foto: prefeita Rose Dourado expõe realidade encontrada na prefeitura, mostrando resoluções, na "Praça da Transparência" (Nara Zanelli) 

Da Redação

Na última sexta-feira, 20, a prefeita de América Dourada, Rose Dourado (PSD), surpreendeu a comunidade com uma exposição na praça de eventos, que ganhou um novo nome: “Praça da Transparência”. Com dois estandes para receber os visitantes, servidores da prefeitura explicavam o significado do ato. A própria prefeita fez questão de explicar aos repórteres de diversos meios que cobriram o evento, que a “Transparência na Praça” é um projeto que tem como “finalidade mostrar as ações do governo.

Neste primeiro momento estamos mostrando como recebemos o município e as nossas primeiras ações visando resolver problemas e devolver à municipalidade as condições ideais de gestão”. Quinze carros restaurados estavam expostos na praça. Nos parabrisas as características dos veículos, a situação de cada um deles, como foram encontrados e como se encontravam após menos de 20 dias de governo.

De acordo com a prefeita, não era ineresse do seu governo expor para a população as sucatas, mas as soluções. “Encontramos a frota quase que totalmente danificada (apenas uma Amarok estava em boas condições de uso), pedimos às concessionárias para diagnosticarem a situação mecânica de todos eles e convidamos também mecânicos da cidade.

O cruzamento das informações nos permitiu definir as intervenções mais necessárias para devolver os veículos aos serviços públicos o mais rápido possível. Expor os veículos danificados ia perder tempo”, explica a prefeita. Troca de baterias e pneus, serviços de suspensão e reparo em motores foram os principais serviços feitos na frota, deixando os carros em condições de serviços. Os pneus substituídos não foram descartados.

Foram entregues ao talento dos serviços da equipe de assistência social, na área do Cras, que os transformaram em novos produtos. Lindos pufs estão sendo feitos, a exemplo do que estava exposto na praça, coberto com madeira e tecido de chita. Outros produtos utilitários e decorativos serão produzidos.

MAIS DE 200 AÇÕES – Nos estandes foi possível os populares terem acesso a publicações que expõe mais de 200 ações desenvolvidas pela nova equipe de governo. “São intervenções que vão de simples reuniões a procedimentos administrativos, como os que definiram pelo funcionamento do hospital maternidade do município, que desde o primeiro dia de governo, já se encontra funcionando com equipes médicas completas, 24 horas por dia, todos os dias”, disse Rose à reportagem.

A revitalização e apoio às associações comunitárias também fazem parte das ações desenvolvidas. A meta do governo é viabilizar as diversas organizações sociais e valorizar a agricultura familiar, a exemplo da Adrap – Associação de Desenvolvimento Rural e Agropecuário de Prevenido, um exemplo a ser seguido. “As associações são de grande valor para um governo que quer garantir a participação das comunidades em suas decisões e ações. Vamos potencializar os mutirões como forma de identidade comunitária e solução de diversas demandas, principalmente a promoção da agricultura familiar”, destaca Rose.

Com relação às contas da prefeitura, no dia em que recebeu o governo, a prefeita expôs no painel da “Praça da Transparência” diversos documentos contábeis, comprovando que recebeu o município com dívidas e as contas praticamente zeradas e as principais com zero centavo.