SUSTENTABILIDADE

Agenda da Organização das Nações Unidas, em Morro do Chapéu, nesta quinta-feira, 4 de abril

Cultura&Realidade - 03 de Abril de 2019

file-2019-04-03090234.518049-MORRO5dd0b1cc-5608-11e9-aca0-f23c917a2cda.jpg

Três símbolos importantes da história de povoamento de Morro do Chapéu: a Igreja, a Prefeitura e a estátrua do Coronel Dias Coelho - Foto:Ascom/PMC

O município de Morro do Chapéu aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), seguindo orientação da ONU.

Nesta quinta-feira, 04, acontecerá o 1° Simpósio Municipal ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, na Casa da Arte, centro de Morro do Chapéu, com início às 9h da manhã.

No evento será apresentada e discutida a linha de base dos indicadores sociais, econômicos e ambientais do município e o Programa Água Doce; além da composição do Conselho do Instituto Tecnológico Geopark Morro do Chapéu, discussão com a comunidade do plano de ação e estruturação do PPA municipal em sincronia com as diretrizes dos ODS da ONU.

Com palestras pela manhã e grupos de trabalho durante a tarde, o evento contará com as presenças do Secretário Estadual de Meio Ambiente, João Carlos Oliveira da Silva, e de Jairo Vaz, Superintendente de Desenvolvimento Industrial e Comercial do Estado da Bahia. Vaz, ainda, vai representar o Sr. Luiz Gugé Santos Fernandes – Chefe de Gabinete da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Normélia Borges, ressalta a importância da participação de Morro do Chapéu nas metas de sustentabilidade da ONU.  “Nosso município faz parte dessa construção, é referência em sustentabilidade no país e está cumprindo os objetivos estabelecidos pela ONU. Isso é muito gratificante e enriquecedor para todos nós morrenses”, relata.   

Já o prefeito Léo Dourado conta que trabalha arduamente para que o município ganhe notoriedade com projetos e eventos positivos como esse. “Morro do Chapéu é referência em turismo ecológico, tem um potencial enorme. É preciso valorizar, reconhecer, discutir e agregar”, afirma.

Além da secretária Normélia Borges e do prefeito Léo Dourado, participarão também: Roque Galeão, secretário municipal de Meio Ambiente; Jamme Bagano, secretário de Administração, Duda Félix, Diretor Executivo do Projeto Geopark – Morro do Chapéu; João Gomes, Procurador Geral do Município; vereadores, entre outros representantes e ambientalistas locais.

Da redação, com informações da Ascom/PMC