file-2017-02-08175959.335653-Banner-CR-topo-notcia_22b9a9f62-ee39-11e6-aece-047d7b108db3.jpg

Cultura, Esporte e Lazer

5º Encontro de Sanfoneiros do IpêTerras marca início da temporada de festas juninas na região de Irecê

23 de Maio de 2017 (atualizado 20/Jun/2017 10h55)

Foto: 5º edição do Encontro Ecológico de Sanfoneiros acontece no próximo domingo, 28 de maio (Divulgação)

Foto: 5º edição do Encontro Ecológico de Sanfoneiros acontece no próximo domingo, 28 de maio (Divulgação)

Redação Cultura&Realidade - Por Rodrigo de Castro Dias

O final do mês de maio vem se tornando cada vez mais esperado pelos amantes do forró e do som da sanfona na região de Irecê. Nos últimos anos, o último domingo do mês que antecede ao São João se firmou como data cativa, onde os forrozeiros/as e sanfoneiros/as se encontram na Roça Permanente do Ipêterras para o Encontro Ecológico de Sanfoneiros, que acontecerá no próximo dia 28.

Em sua 5º edição, o Encontro de Sanfoneiros reunirá um grande grupo de músicos, entre sanfoneiros, triangleiros e zabumbeiros, que vão celebrar musicalmente a cultura forrozeira e catingueira através dos seus talentos e instrumentos musicais. Entre eles, estará o Samuca do Acordeon, artista que até pouco tempo vivia em completo anônimato e há pouco tempo passou a ter o seu trabalho mais reconhecido. 

"Estarei no Mocozeiro para o encontro de sanfoneiros, que é maravilhoso! Já participei outras vezes, é uma festa de amigos, muito importante para todos nós, uma festa sadia", afirma Samuca. Para ele, o Encontro de Sanfoneiros é uma grande oportunidade para ser conhecido pelo público. "Nesse espaço muita gente passa a conhecer a gente. (A festa) é muito importante para promover a cultura e também uma oportunidade pra gente aparecer e assim poder tocar em outros lugares", enfatizou. 

Artistas conhecidos do público regional, como Claudinho do Acordeon, Binho do Acordeon e Eugênio Sanfoneiro serão alguns dos destaques musicais da festa, que a rigor abre espaço para qualquer pessoa que queira tocar um xote ou arrasta-pé. A participação de Eugênio é um destaque a parte: o músico, que é natural de Morro do Chapeu, vem divulgando desde 2014 o seu CD e DVD "E Tome Forró", que contou com participações especiais de gente como Luiz Caldas, Trio Nordestino e Santanna O Cantador.

O local do evento, que fica na comunidade de Mocozeiro, a 3 km de distância da cidade, estará preparado para receber o público com um grande barracão, chamado de "Palhoça Forrozeira", uma estrutura que está sendo construída de forma permanente para eventos culturais. Comidas e bebidas típicas serão comercializadas durante toda a festa, que começa ás 8h com o café da manhã. Ás 10h os sanfoneiros começam a tocar, seguindo ininterruptamente até às 22h. 

O sanfoneiro Claudinho do Acordeon ressalta o papel de valorização dos músicos locais que o evento assume. "Muitos de nós carecemos de um ambiente para mostrar nosso trabalho como músico, como sanfoneiro. Essa grande reunião de artistas acaba sendo um momento de resgate, valorização e oportunidades", afirma Claudinho, que coordena a programação musical do encontro desde 2016.

A edição 2017 do Encontro Ecológico de Sanfoneiros promete, além de 12 horas de música, uma programação variada. Ao longo do dia haverá apresentação de quadrilha e lançamento da zabumbada, além de brincadeiras diversas.

A festa promovida pelo IpêTerras sempre foi aberta ao público sem custo. Nesta edição, devido a construção do barracão permanente, a organização estabeleceu uma aquisição solidária de um copo de acrílico no momento da entrada, ao valor de R$ 10,00. A intenção é que o público utilize o copo, feito em material durável, para consumir bebidas durante a festa, evitando assim o uso de materiais descartáveis que poluem o meio ambiente.

SERVIÇO:

5º Encontro de Sanfoneiros do IpêTerras - Domingo, 28 de Maio de 2017
Roça Permanente do IpêTerras: estrada para o Mocozeiro, s/n, km 3
Entrada solidária (obrigatória): R$ 10,00* Copo temático de acrílico

PROGRAMAÇÃO:

8h: Café da manhã sertanejo
10h: Primeiros acordes das sanfonas
12h: Almoço com sanfonas
22h: Encerramento

Conheça mais do trabalho artístico de Eugênio Sanfoneiro no seu canal do YouTube

Confira o documentário do 4º edição do Encontro Ecológico de Sanfoneiros: